Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Militantes do PSD merecem as explicações todas, mas não aqui em Belém"

O novo líder do Partido Social-Democrata esteve, na tarde de segunda-feira, reunido com o Presidente da República no Palácio de Belém, em Lisboa. À saída da reunião, Rui Rio foi parco em palavras.

"Militantes do PSD merecem as explicações todas, mas não aqui em Belém"
Notícias ao Minuto

16:36 - 19/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Rui Rio

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta segunda-feira, a nova direção política do PSD (ou parte dela), um dia depois do congresso que consagrou Rui Rio como o novo líder social-democrata.

Ao fim de uma hora e meia de reunião, o novo chefe do principal partido de oposição falou com os jornalistas que o aguardavam no Palácio de Belém, mas não detalhou aqueles que foram os temas conversados com o Presidente.

O sucessor de Pedro Passos Coelho disse apenas qual foi a "principal mensagem" que deixou em Belém. "Estamos completamente disponíveis para conversar com os outros partidos no sentido de que Portugal consiga fazer reformas que, de outra forma, não é possível fazer"

Sobre a polémica nomeação de Elina Fraga para vice-presidente do PSD, Rio garantiu que não foi um tema de conversa com Marcelo. No entanto, e questionado para quando explicações aos militantes do partido, o líder ‘laranja’ afirmou que os mesmos “merecem as explicações todas”, mas sublinhou que aquele não era o local para o fazer, em especial “depois de uma reunião [com o Presidente] em que o tema não foi abordado”.

Notícias ao MinutoAudiência em Belém estava marcada desde as diretas no PSD© Presidência da República

Sobre a tão polémica questão de uma aproximação do PSD ao PS, Rio Rio sublinhou que a “vontade do Presidente da República é que haja diálogo entre os partidos, mas não entre dois partidos em concreto”.

Quando falo em diálogo com partidos não estou a falar em diálogo com um partido, mas com todos”, afirmou, colocando de parte, novamente, a possibilidade do tão falado bloco central.

Notícias ao MinutoOs 'vices' Elina Fraga e Salvador Malheiro foram os principais ausentes© Presidência da República

Para finalizar, Rui Rio disse que as “áreas prioritárias” para o diálogo com os partidos “serão definidas pelo próprio PSD”, frisando que ainda é cedo para ter propostas já definidas e concretas, pois passaram apenas 24 horas desde que terminou o congresso do partido.

Tudo tem o seu tempo sob pena de não ser bem feito, ser muito mal feito. Para serem bem feitas, as coisas têm que ser pensadas, debatidas e maturadas. Depressa e bem há pouco quem”, rematou com um ditado popular.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório