José Pacheco Pereira revelou esta noite no programa Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, que Pedro Santana Lopes o convidou para formar um partido em 2011.
“Em 2011, recebi um telefonema de Santana Lopes para me encontrar com ele (…). Encontrámo-nos no hotel da Lapa e Santana disse-me - não só a mim, não vale a pena estar negar - que queria fazer um outro partido, que estava muito indignado, que no PSD estava a haver uma transição de pessoas que o ‘enojava’, entre os apoiantes de Manuela Ferreira Leite que estavam a passar-se para Pedro Passos Coelho”, disse o historiador.
“E isso levava-o a considerar que o PSD estava morto e que já não tinha salvação. E queria fazer um novo partido, e não era um movimento. Um partido que ia disputar eleições contra o PSD. Agora não venha dizer que nunca atuou contra o PSD e que nunca atacou o Passos Coelho, nada disso é rigorosamente verdade”, completou.
Os militantes do PSD decidem este sábado, nas diretas, o sucessor de Pedro Passos Coelho, optando entre Santana Lopes e Rui Rio.