Parabéns Passos

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho faz esta quarta-feira 49 anos. O chefe do Governo português celebra mais um aniversário no dia em que novos ministros do seu Executivo tomam posse, no âmbito da sétima remodelação em dois anos. Viveu em Angola, mudou de curso, deu aulas, fundou um conjunto de apoiantes, lançou um livro, casou com um dos elementos da Doce. Fique a conhecer um pouco da história de ‘Pedro’.

--

©

Daniela Costa Teixeira
24/07/2013 14:50 ‧ 24/07/2013 por Daniela Costa Teixeira

Política

Aniversário

Coimbra, 24 de Julho de 1964. Nasce Pedro Manuel Mamede Passos Coelho, fruto do casamento de António Passos Coelho, médico, com Maria Rodrigues Santos Mamede, enfermeira. Pedro é o mais novo de quatro irmãos, um deles com paralisia cerebral.

Tinha seis anos quando saiu do País e a sua infância dividiu-se entre Silva Porto e Luanda, em Angola, ocorrendo o seu regresso a Portugal depois do 25 de Abril de 1974, quando a ditadura foi ‘deitada abaixo’. Fixou residência com a família em Vila Real, onde conclui os estudos do ensino básico e secundário.

A paixão pelos números, aqueles que agora lhe dão dores de cabeça, levou-o a ingressar no curso de Matemática, da Universidade de Lisboa. Mas, talvez com uma premonição do futuro, Pedro acaba por desistir, e licenciou-se então em Economia, em 2001, pela Universidade Nova de Lisboa.

A vida política começou ainda cedo. Aquele que agora é líder do Executivo de Portugal entrou na Juventude Social-Democrata com apenas 14 anos, corria o ano de 1978. Em 1990 chegou a presidente da Comissão Política Nacional, cargo que ocupou durante cinco anos.

Até assumir a função de vereador da Câmara Municipal da Amadora, entre 1997 e 2001, Passos desempenhou cargos de Vice-Presidente e Porta-Voz do Partido Social Democrata na Assembleia da República. Em 1997 candidatou-se à autarquia da Amadora, mas sem sucesso. Foi ainda presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.

À vida política juntou a sua carreira académica e profissional, tendo acumulado cargos em várias empresas, como é o caso da Quimibro, Tecnoforma [mais uma dor de cabeça em tempos], e da LDN Consultores. Passos Coelho foi ainda director financeiro e administrador executivo no Grupo Fomentinvest e chegou também a presidente do Conselho da Administração da Ribtejo e da HLC Tejo, cargos que ocupou em 2005 e 2007. Mais recentemente, iniciou a vida de docente no Instituto Superior de Ciências Educativas.

Em 2010 o actual primeiro-ministro lançou um livro, ‘Mudar’. E no mesmo ano assumiu-se como candidato à presidência do PSD, tendo sido derrotado por Manuela Ferreira Leite em 2008. Mas à segunda foi de vez. A 26 de Março Passos Coelho alcança o objectivo e assume a presidência do partido tornando-se, então, no maior líder de oposição da altura, reivindicando todas e quaisquer medidas apresentadas pelo Executivo de José Sócrates.

A data mais marcante, para já, na vida política de Pedro Passos Coelho foi 5 de Junho de 2011, quando derrotou José Sócrates. A 21 de Julho de 2011 o seu governo toma posse. O PSD, que lidera, e o CDS formaram então uma coligação que ainda hoje se mantém de pé.

Naquele mesmo dia Passos prometeu estabilizar as finanças, socorrer os mais necessitados e fazer crescer a economia e o emprego. Mas, até hoje, ainda não conseguiu.

Passos casou-se com Fátima Padinha, mas o matrimónio com a cantora das ‘Doce’ não resistiu. Dele, ficaram três ‘doces’, três filhos. Um novo casamento surgiu mais tarde, a 26 de Março de 2004. A fisioterapeuta Laura Ferreira é a sua actual mulher e os dois são agora pais de duas filhas, uma delas enteada de Pedro.

Hoje, no dia em que comemora 49 anos, Pedro Passos Coelho vai assistir à tomada de posse dos mais recentes ministros do seu Executivo, as novas caras de uma sétima transformação em dois anos. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas