Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

"Verdes" não veem eleição de Centeno como benefício para Portugal

Os dirigentes do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) não veem a eventual eleição do ministro das Finanças português para presidente do Eurogrupo como "um benefício para Portugal, nem para a União Europeia (UE) em geral".

"Verdes" não veem eleição de Centeno como benefício para Portugal
Notícias ao Minuto

12:55 - 30/11/17 por Lusa

Política Eurogrupo

Em comunicado enviado à agência Lusa, o PEV afirma que a designação "para esse cargo não representa, por si, um benefício para Portugal em particular, nem para a União Europeia em geral".

"Não se vislumbra que Mário Centeno seja precursor das mudanças necessárias que se impõem na UE e na zona euro, designadamente com a defesa de eliminação de constrangimentos diversos, nomeadamente ao nível das políticas orçamentais, que dificultam a possibilidade das economias mais frágeis de desenvolverem e robustecerem" (...), numa lógica de verdadeira solidariedade", lê-se.

O texto dos ecologistas considera ser esperado que a candidatura de Mário Centeno "não represente qualquer espécie de maior submissão de Portugal à UE e de desvio em relação às medidas de devolução de rendimentos e de direitos aos portugueses".

O PEV é um dos três partidos, juntamente com BE e PCP, com os quais foram assumidas posições conjuntas com o PS, em novembro de 2015, para viabilizar o atual Governo minoritário do PS dirigido por António Costa.

O Governo português apresentou hoje a candidatura de Mário Centeno à presidência do Eurogrupo em Bruxelas, juntando-se à ministra letã Reizniece-Ozola ("Verdes" ), ao eslovaco Peter Kazimir (também socialista), mas há ainda outras hipóteses: o igualmente socialista italiano Pier Carlo Padoan ou o luxemburguês Pierre Gramegna (PPE).

A eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, que conta com 19 países-membros da moeda única continental, agendada para segunda-feira.

Mário Centeno, 50 anos, natural de Olhão, Algarve, é um ex-quadro do Banco de Portugal e ministro das Finanças desde 26 de novembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório