Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo envolveu "partidos antes acantonados como movimentos de protesto"

“Dois anos passados, Governo pode ter orgulho do trabalho feito”, escreve Carlos Zorrinho, num artigo publicado no jornal Acção Socialista.

Governo envolveu "partidos antes acantonados como movimentos de protesto"
Notícias ao Minuto

10:45 - 28/11/17 por Goreti Pera

Política Carlos Zorrinho

O governo do Partido Socialista completou dois anos. Não foram anos fáceis, mas o saldo é francamente positivo, quer no plano político, quer no plano económico e social”. As palavras são de Carlos Zorrinho.

Num artigo publicado no jornal Acção Socialista, o eurodeputado escreve que, “no plano político, destacam-se duas conquistas fundamentais. Em primeiro lugar, o arco da governação foi alargado a todo o espetro partidário com representação parlamentar, dando mais profundidade e riqueza ao processo democrático, envolvendo partidos antes acantonados como movimentos de protesto na formulação e na concretização das políticas”.

No plano europeu, acrescenta, “o modelo governação que foi capaz de combinar o honrar dos compromissos com o tratado orçamental, com a sensibilidade social, o crescimento e o emprego, ajudou sobremaneira a confrontar o pensamento único pró-austeridade que durante alguns anos dominou sozinho e a seu belo prazer as instituições europeias”.

Já no plano económico e social, aponta Carlos Zorrinho, “os resultados conseguidos são extremamente impressivos. A economia voltou a crescer, a criar emprego e a financiar-se a taxas de juro sustentáveis, o desemprego atingiu mínimos relativos, o investimento privado recuperou, foi possível atrair mais empresas de fronteira tecnológica e o empreendedorismo tornou-se uma imagem de marca do país”.

No entender do eurodeputado do Partido Socialista, “a recuperação da economia criou condições para repor rendimentos e colmatar injustiças cometidas pelo governo anterior, gerando um ciclo positivo de esperança e de confiança”.

“Dois anos passados, e não obstante os momentos difíceis que também viveu, o Governo pode ter orgulho do trabalho feito, mas deve sobretudo encontrar naquilo que obteve uma motivação acrescida para governar para o futuro, criando melhores condições de vida para todos os portugueses”, refere o socialista.

Isto porque “é a sustentabilidade económica e financeira que viabiliza as políticas sociais fortes”, sendo que “o voluntarismo social sem sustentação pode deitar tudo a perder”. Posto isto, remata, “estes dois anos de Governo não enganam quanto ao caminho a prosseguir e quanto aos erros a não cometer”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório