Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Costa reconheceu que foi "negligente na forma como lidou com a situação"

O líder parlamentar do PSD está em Monção a visitar as áreas ardidas.

Costa reconheceu que foi "negligente na forma como lidou com a situação"
Notícias ao Minuto

12:30 - 30/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Hugo Soares

Durante as jornadas parlamentares do PSD no Minho, o líder parlamentar, Hugo Soares, esteve de visita a Monção e a áreas afetadas pelos incêndios. 

Hugo Soares aproveitou a ocasião para recordar que existem mais de 4.000 hectares ardidos e que os deputados do PSD têm estado no terreno desde os incêndios de Pedrógão "em reuniões sucessivas com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, com as populações, com os presidentes da junta de freguesia, que são os que melhor conhecem os anseios e realidade das populações".

"Estas são as circunstâncias em que o Estado falhou, fruto de tal incompetência por parte do Governo, uma incompetência que tem um rosto, que é o do primeiro-ministro e uma incompetência que se espalhou depois por toda a ANPC e por todo o comando e coordenação de combate aos fogos no período durante o verão e até 15 de outubro", criticou duramente.

Para o líder parlamentar é necessário criar um conjunto de medidas "que não constam daquelas que foram aprovadas em Conselho de Ministros", mas que entendem ser "necessárias para que as pessoas retomem as suas vidas".

"Seja do ponto de vista de indemnizações às vitimas, seja da recuperação do parque habitacional, seja do ponto de vista da criação de condições para que as empresas retomarem a sua atividade sem terem encargos do ponto de vista da segurança social, seja com isenções de IMI para quem viu as suas casas ardidas", referiu.

Questionado sobre a entrevista de António Costa em que este admitiu ter subestimado os riscos dos incêndios de outubro, Hugo Soares acusou o primeiro-ministro de ter sido "negligente na forma como lidou com a situação", pois "foi avisado por todos os agentes, dos riscos".

Relativamente à alegada crispação entre o Presidente da República e o Governo, referiu que "esse é um problema entre o sr. primeiro-ministro e o sr. Presidente da República", criticando, no entanto, o Governo de ter "muita dificuldade em lidar com as críticas".

As jornadas parlamentares do PSD arrancaram hoje e decorrem até amanhã em Braga. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório