Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Os Verdes questionam Governo sobre decréscimo de efetivos na PSP

O grupo parlamentar Os Verdes questionou hoje o Governo sobre um possível cenário de decréscimo de agentes da PSP, que poderá provocar consequências, nomeadamente ao nível da perda de operacionalidade desta força de segurança.

Os Verdes questionam Governo sobre decréscimo de efetivos na PSP
Notícias ao Minuto

14:30 - 27/10/17 por Lusa

Política Segurança

"O cenário mais provável é que passem à pré-aposentação cerca de 400 efetivos, frequentem o curso de chefe cerca de 200 efetivos, 100 no curso de coordenadores, 100 para o curso do corpo de intervenção e mais 300 para outros cursos", refere o deputado José Luís Ferreira nas perguntas dirigidas ao Ministério da Administração Interna (MAI).

Segundo o deputado, ainda que venham a entrar os 400 novos elementos previstos conclui-se que se poderá estar perante um "decréscimo de cerca de 700 efetivos operacionais, sem contar com os elementos que irão passar à aposentação".

Na perspetiva de Os Verdes, se a este cenário se juntar os problemas de alguns postos de polícia e os relacionados com o parque de viaturas, "é certo que o futuro poderá ser de alguma preocupação".

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o deputado solicitou, assim, ao Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a pergunta se confirma que este cenário poderá ser uma realidade e, em caso afirmativo, quais as medidas que irão ser adotadas para que a PSP não perca parte da sua operacionalidade.

Segundo avança hoje o Diário de Notícias, novas aposentações e o atraso no curso para agentes vão agravar défice de efetivos na PSP, que já chega a 400.

O jornal diz ainda que o diretor da PSP que, nos últimos sete anos, esta força perdeu quase mil efetivos e ainda há 829 fora, em missões ou comissões de serviço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório