Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mudar de sexo. "O vosso foco não é sobre o superior interesse da criança"

Deputado do Bloco de Esquerda não poupa a críticas àqueles que se mostram contra a “despatologização” na mudança de sexo.

Mudar de sexo. "O vosso foco não é sobre o superior interesse da criança"
Notícias ao Minuto

09:30 - 10/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Luís Monteiro

As iniciativas legislativas sobre a mudança de sexo e identidade de género tem gerado uma grande controvérsia e têm dividido os partidos e os respetivos deputados.

Enquanto o Bloco de Esquerda quer que os menores possam recorrer à justiça para contestar a recusa dos pais em aceitar uma mudança de sexo, o PSD e o CDS criticam esta iniciativa. Já o PS quer que as alterações em registo civil possam ser feitas também por menores de 16 anos.

Para Luís Monteiro, deputado do Bloco de Esquerda, o “foco” de quem atira pedras a estas iniciativas legislativas “não é sobre o ‘superior interesse da criança’, mas sim o direito a cada pessoa poder decidir sobre a sua identidade e o seu corpo”.

“Aqueles e aquelas que, em 2011, se posicionaram contra a despatologização na mudança de sexo, não enganam ninguém quando, hoje, nos dizem que a proposta para tornar isso possível a partir dos 16 é um escândalo”, atira o deputado bloquista na sua página do Facebook.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório