Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Humildade? "Governo tem de reconhecer que não herdou o país do zero"

O Esquerda-Direita da SIC Notícias desta quinta-feira colocou frente-a-frente Duarte Cordeiro e Adolfo Mesquita Nunes. O discurso de 5 de Outubro e os recados que o Presidente da República deixou foram os assuntos comentados.

Humildade? "Governo tem de reconhecer que não herdou o país do zero"
Notícias ao Minuto

23:59 - 05/10/17 por Melissa Lopes

Política Mesquita Nunes

Duarte Cordeiro referiu-se ao tema da descentralização como sendo uma matéria central onde seria importante existir convergência dos vários partidos, uma vez que são todos partes interessadas.

Questionado sobre se tem existido falta de vontade política do lado do CDS, Adolfo Mesquita Nunes afirmou que o seu partido tem tido uma postura bastante "proativa" no sentido de "apresentar propostas alternativas em vários momentos da governação e sobretudo nos momentos orçamentais". Propostas essas que "têm sido, na vasta maioria, chumbadas pela Esquerda".

O centrista defende que qualquer outra convergência, que não passe pelo apoio do Bloco e do PCP tem de partir do PS. E isso, afirmou, "não tem sucedido porque os parceiros de Parlamento são bastante vocais no sentido de impedir qualquer tipo de entendimento que saia fora do quadro da esquerda mais radical. Os consensos podem existir, mas para isso o PS vai ter de prescindir do apoio, em muitas matérias, dos partidos mais à esquerda", vincou Mesquita Nunes.

Quanto à humildade a que Marcelo esta quinta-feira fez referência, Mesquita Nunes recordou que em matérias como a redução do desemprego, a redução do défice, o crescimento da economia e o fim do estado de lixo, o atual Governo foi "incapaz" de dizer que o governo anterior "contribuiu para estes resultados". "É essa humildade que tem de existir da parte do Governo. O mundo não começou há dois anos", disse ainda. 

"Para cumprirmos com aquilo que o PR nos pede era preciso que, por um lado, houvesse maior disponibilidade neste orçamento para apoiar e aprovar propostas do CDS,  mas que o Governo reconhecesse que não herdou um país do zero".

Duarte Cordeiro, por seu turno, contrapôs dizendo que a "Direita também nunca reconheceu que foi o facto de se ter retomado mais rapidamente a devolução dos rendimentos às pessoas que permitiu que os resultados fossem atingidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório