Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Resultado das eleições mostrou que o PS tomou a decisão certa em 2015"

Pedro Nuno Santos comentou os resultados das autárquicas e as negociações do Orçamento do Estado para 2018. "As pensões até aos 845 euros vão aumentar acima da taxa da inflação”, mas o salário mínimo só aumenta para os 600 euros em 2019.

"Resultado das eleições mostrou que o PS tomou a decisão certa em 2015"
Notícias ao Minuto

23:56 - 04/10/17 por Goreti Pera

Política Pedro Nuno Santos

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares fez esta noite uma leitura dos resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro. Em entrevista à RTP, Pedro Nuno Santos admitiu que “a disputa local foi influenciada pela aceitação do trabalho que tem sido feito pelo Governo e traduziu-se numa valorização do PS”, mas rejeitou que a solução governativa possa vir a ser influenciada pelos maus resultados alcançados pelo Partido Comunista Português.

“Esta solução de Governo dá votos ao PS. Mas não acho que tenha consequências na governação porque nós sabemos distinguir os planos”, clarificou o governante, convicto de que “o resultado mostrou que o PS tomou a decisão certa em 2015”. “Reencontrarmos-nos com o eleitorado português e recuperamos a confiança”, congratulou-se.

Numa altura em que Pedro Passos Coelho se prepara para sair da liderança do PSD, Pedro Nuno Santos assegurou que “a maioria governativa continuará até ao fim independentemente de quem liderar o PSD”.

A este respeito, o também vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS apelou ao principal partido da oposição (e ao futuro líder social-democrata) para que se mostre disponível para consensos. “Isso seria muito importante para o país, precisamos de um PSD positivo, disponível para consensos, por exemplo em matérias como o processo de descentralização”, justificou.

Já no que toca ao Orçamento do Estado para 2018, Pedro Nuno Santos reafirmou a posição do Partido Socialista e garantiu que não cederá ao PCP: “O salário mínimo subirá para os 600 euros em 2019. Está nas posições conjuntas essa progressão”, mas não acontecerá já em 2018.

Porém, já no próximo ano, “as pensões até aos 845 euros vão aumentar acima da taxa da inflação”, dando um maior poder de compra aos pensionistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório