Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Xi Jinping defende marxismo para manter "a alma" do Partido Comunista

O Presidente chinês defendeu, na sexta-feira, o marxismo como ideologia ideal para manter "a alma" do Partido Comunista da China, a menos de três semanas do XIX Congresso da formação, em que são esperadas alterações na cúpula do regime.

Xi Jinping defende marxismo para manter "a alma" do Partido Comunista
Notícias ao Minuto

07:25 - 30/09/17 por Lusa

Política Presidentes

"Se nos desviamos ou abandonamos o marxismo, o nosso partido perderia a sua alma e direção", disse Xi Jinping na noite de sexta-feira, durante um encontro entre os membros do Politburo do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

"Sobre a defesa do papel orientador do marxismo, devemos manter uma resolução inquebrável, não vacilar nunca, em nenhum momento nem em nenhuma circunstância"

O também secretário-geral do Comité Central do Partido afirmou que "o PCC deveria integrar melhor os princípios do marxismo com a realidade da China contemporânea" e insistiu que está a "aprender com os feitos de outras civilizações" para se desenvolver ainda mais.

Xi afirmou que a ideologia marxista "demonstrou uma grande força e vitalidade" e destacou o seu "papel insubstituível para ajudar as pessoas a compreender e transformar o mundo, bem como promover o progresso social".

O líder da segunda economia mundial reiterou o seu apoio ao "socialismo com características chinesas" como o modelo ideal para definir o sistema com o qual quer dirigir a China atual.

Xi deixou também elogios aos 2.287 delegados ao Congresso do partido, que começa a 18 de outubro.

Os delegados vão representar 89 milhões de membros do PCC de todo o país, vindos de setores como defesa, economia, ciência, educação, saúde ou desporto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório