Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Catalunha: Louçã defende que referendo é "uma decisão democrática"

Francisco Louçã compara o referendo da Catalunha com a situação da Escócia e defende que "o referendo é uma decisão inteligente".

Catalunha: Louçã defende que referendo é "uma decisão democrática"
Notícias ao Minuto

23:42 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Política Independência

Convidado a comentar a situação da Catalunha na antena da SIC, que se vê ‘a braços’ com um referendo feito à revelia do governo central, Francisco Louçã refere que, “quando comparado com a situação da Escócia, podemos perceber como é mais inteligente recorrer ao referendo e dar o direito ao povo. Isso sim é uma decisão democrática”.

O político português defende ainda que Mariano Rajoy “pretende a radicalização total e, por isso, perdeu o controlo político do que se está a passar na Catalunha. E para conseguir prender centenas de milhares de pessoas que intervêm nas mesas de voto ele precisa de milhares de polícias e não os tem. A estratégia do governo catalão e dos movimentos independentistas já se percebeu qual é: ter milhares de pessoas nas ruas para protegerem as urnas”.

No entanto, “se houver um número significativo de pessoas a votar é pelo menos um sinal político de que a estratégia de Rajoy não funcionou e que se deu um passo importante para a independência da Catalunha”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório