Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2018
Tempo
26º
MIN 21º MÁX 29º

Edição

Campanha inclui convites de casamento, promessas de amor e "pazadas"

Entre os candidatos às autárquicas de outubro há uma padeira que dá "pazadas eleitorais" nos adversários, um candidato que convidou os eleitores para um casamento com a Câmara e um outro que se autointitula "o candidato do amor".

Campanha inclui convites de casamento, promessas de amor e "pazadas"
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

Lúcia Duarte é artesã, candidata à Câmara de Alcobaça (distrito de Leiria) pelo Partido Democrático Republicano (PDR), e, na fotografia oficial de campanha, aparece vestida de padeira de Aljubarrota, freguesia do mesmo concelho, com uma pá na mão.

Lúcia Duarte disse à Lusa que pretende "dar voz aos descontentes", pelo que veste a personagem de padeira de Aljubarrota em eventos e dá "pazadas eleitorais" nas redes sociais, com críticas ao atual executivo e "denúncias de situações que muitas pessoas vão transmitindo" e que divulga "depois de confirmar a veracidade".

Em Faro, o independente Humberto Correia, de 56 anos, candidata-se à liderança do município pelo movimento "Campanha do Amor", por si criado há um ano e meio.

Humberto Correia considera que Faro "tem um potencial turístico que não está a ser totalmente explorado" e propõe fazer da cidade o "destino do amor", sendo o seu 'slogan' de campanha "Com Humberto presidente, haverá amor para toda a gente".

Em Mesão Frio, Vila Real, há um candidato que enviou aos eleitores convites para um enlace com a Câmara, que se realizará a 01 de outubro.

O traje do casamento será "informal" e as prendas "serão entregues pelo noivo ao longo de quatro anos de compromisso de acordo com os superiores interesses das populações", lê-se no convite.

O médico Eduardo Miranda candidata-se como independente pelo PSD para lutar pela "liberdade e democracia" neste concelho do distrito de Vila Real, contou o próprio à Lusa.

Os cartazes distribuídos pelos candidatos de norte a sul contêm desde as promessas mais clássicas a outras mais originais.

Agostinho Santa é o candidato do PS à Câmara de Peso da Régua e nos 'outdoor' -- em que figura acompanhado de outros correligionários masculinos - a frase principal anuncia "A nossa é maior que a deles", o que aparentemente é descodificado no rodapé do cartaz com o 'slogan' "A nossa paixão".

O Partido Nacional Renovador (PNR) acredita que a "Candidatura nacionalista [é] a melhor p'ALMADA", referindo-se ao concelho com o mesmo nome, e nos cartazes do PSD e do CDS o candidato a Oeiras, Ângelo Pereira, é um boneco.

A campanha de Salomé Castanheira, candidata do CDS-PP à Junta da União de Freguesias de Águeda e Borralha (concelho de Águeda), tornou-se viral nas redes sociais por os seus 'outdoor' conterem não a imagem da candidata, mas a de outras pessoas da comunidade, com o 'slogan' "Sou o [nome próprio da pessoa retratada], mas podes chamar-me Salomé".

Já José Couto, candidato socialista à junta de Sobrosa, no concelho de Paredes, promete "Honestidade, Dedicação e Trabalho", mas também "Redução do preço das campas para metade".

Há ainda os candidatos que recorrem às promessas mais clássicas. Fernando Costa, candidato do PSD à Câmara de Leiria, deixa duas: "Fatura da água? É para baixar" e "Mais rigor para baixar impostos".

Em Pombal, Narciso Mota, antigo presidente desta Câmara, quer voltar por um movimento independente e promete um "Pombal Humano", enquanto António Martins, candidato do CDS à Câmara de Águeda, assegura nos seus cartazes dar "4 anos de garantia" e Alano Gonçalves, candidato do PS à Ribeira Brava, garante: "Sou de Confiança".

A candidatura de José Estevens à Câmara de Castro Marim tem para distribuir uma garrafa de vinho própria, cujo rótulo indica ser de uma "colheita de votos para as autárquicas 2017".

Pelo seu lado, o candidato socialista a Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, escolheu para o seu cartaz a indignação: "Chiça, Porra que é demais", considera o candidato, acrescentando "40 anos do mesmo?! É urgente mudar!".

Mais intimistas, o Movimento Sesimbra Unida afirma "Vamos fazer parte da sua família" e em Vila Franca de Xira o atual presidente, Alberto Mesquita (PS), também diz a cada eleitor que estará "Consigo, todos os dias".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.