Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Passos Coelho já percorre o país ao lado dos candidatos apoiados pelo PSD

O presidente do PSD está, desde o início de setembro, a percorrer o país em iniciativas desenvolvidas pelos candidatos autárquicos do partido, num modelo inspirado a partir das bases e que o levará a todos os distritos.

Passos Coelho já percorre o país ao lado dos candidatos apoiados pelo PSD
Notícias ao Minuto

09:09 - 08/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

Fonte oficial social-democrata explicou à Lusa que o modelo de participação de Pedro Passos Coelho na campanha para as autárquicas de 01 de outubro será o de integrar as comitivas das candidaturas apoiadas pelo partido nos vários concelhos, conciliando contactos com a sociedade civil com as tradicionais apresentações de candidatos.

Visitas a instituições, fábricas e empresas farão parte da agenda de Passos Coelho nas iniciativas dos candidatos apoiados pelo PSD, bem como 'arruadas' ou visitas a feiras e festas populares, a par dos tradicionais almoços e jantares com militantes e simpatizantes.

Desde antes do verão que Pedro Passos Coelho tem marcado presença na apresentação de candidatos autárquicos, uma agenda que se intensificou a partir de 01 de setembro.

No passado fim de semana, o presidente do PSD juntou-se às campanhas dos candidatos de Vila Real, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Portalegre.

Já esta semana, Passos Coelho participou na segunda-feira em iniciativas no Porto ao lado do candidato independente apoiado pelo PSD Álvaro Almeida, na quarta-feira esteve em vários concelhos da Guarda e na quinta-feira na Lourinhã a apoiar as escolhas dos sociais-democratas para presidentes de Câmara.

Entre hoje e domingo, por exemplo, o presidente do PSD andará pelos distritos de Évora, Faro, Beja e Leiria.

De acordo com a mesma fonte, apesar de o percurso da campanha não estar fechado até ao final, nas últimas semanas de setembro o líder do partido estará mais concentrado a norte do Tejo, como é habitual nas 'voltas' sociais-democratas, não estando ainda definido onde estará Passos Coelho no último dia da campanha autárquica.

Como a agenda está a ser organizada em função das iniciativas dos candidatos por todo o país, Passos Coelho poderá voltar a alguns dos distritos que já visitou -- não irá em setembro às Regiões Autónomas, uma vez que esteve recentemente nos Açores e na Madeira -- e até poderá haver algum dia em que não tenha agenda de campanha autárquica.

Passos Coelho irá manter a sua agenda institucional como presidente do partido, nomeadamente as reuniões da comissão permanente e da comissão política do PSD.

Na campanha autárquica, estão também envolvidos dirigentes e notáveis do partido, que poderão cruzar-se com o líder ou fazer campanha em outros concelhos.

Por exemplo, no passado fim de semana estiveram na rua o ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro -- que tem uma intensa agenda de campanha autárquica -- e os vice-presidentes Marco António Costa, Maria Luís Albuquerque e Teresa Morais.

As eleições autárquicas realizam-se em 01 de outubro e a campanha oficial decorre entre 19 e 29 de setembro.

O PSD e o seu líder já estabeleceram como meta para as eleições recuperar a presidência da Associação Nacional de Municípios, perdida há quatro anos para o PS, o que implica ter um maior número de câmaras.

Em 2013, o PSD, sozinho ou em coligação, conseguiu apenas 106 câmaras, o seu pior resultado de sempre em autárquicas: 86 em listas próprias e outras 20 em coligações (16 com o CDS-PP, duas com CDS-PP e o PPM, uma com o PPM e uma com CDS-PP, PPM e MPT), enquanto o PS conseguiu 150 Câmaras, incluindo uma em coligação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório