Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco: "Toda a gente" compreende greve dos trabalhadores da Autoeuropa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, afirmou hoje que a conciliação do trabalho com a vida familiar é "muito importante" e, por isso, "toda a gente" compreende a greve dos trabalhadores da Autoeuropa.

Bloco: "Toda a gente" compreende greve dos trabalhadores da Autoeuropa
Notícias ao Minuto

19:10 - 31/08/17 por Lusa

Política Catarina Martins

"A conciliação do trabalho com a vida familiar é muito importante para todos os trabalhadores, portanto, aquilo por que os trabalhadores da Autoeuropa estão a lutar é algo que toda a gente compreende", disse.

Durante uma arruada em Matosinhos, no distrito do Porto, a bloquista referiu que o direito à vida familiar e ao descanso é algo "essencial" atualmente, havendo "seguramente" caminhos a serem trilhados neste campo.

Catarina Martins lembrou que o processo negocial vai ser reaberto e vão existir reuniões e negociações, restando apenas aguardar para saber o que acontecerá.

Os trabalhadores da Autoeuropa iniciaram na quarta-feira uma greve que terminou às 00h00 de hoje e que constitui a primeira paralisação por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela, que, de acordo com a empresa, teve uma "adesão de 41%".

A greve foi marcada após a rejeição de um pré-acordo entre a administração e a Comissão de Trabalhadores [que apresentou a demissão e convocou eleições para 03 de outubro], devido à obrigatoriedade dos funcionários trabalharem ao sábado, como está previsto nos novos horários de laboração contínua que serão implementados a partir do próximo mês de novembro.

Os trabalhadores alegam que, além do transtorno que a obrigatoriedade do trabalho ao sábado iria provocar nas suas vidas, a compensação financeira atribuída pela empresa também é muito inferior ao que iriam receber pelo trabalho extraordinário aos sábados.

De acordo com o novo modelo de horários, cada trabalhador iria rodar nos turnos da manhã e da tarde durante seis semanas e faria o turno da madrugada durante três semanas consecutivas, com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa nos outros dias da semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório