Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Movimento independente candidata engenheiro Francisco Elvas em Manteigas

O engenheiro civil Francisco Elvas é o candidato do movimento independente Unir e Mudar Manteigas (UMM) à presidência da Câmara de Manteigas nas eleições autárquicas do dia 01 de outubro, disse hoje o próprio à agência Lusa.

Movimento independente candidata engenheiro Francisco Elvas em Manteigas
Notícias ao Minuto

12:05 - 23/08/17 por Lusa

Política Autárquicas

Francisco José Botão de Elvas, de 60 anos, que já foi membro da Assembleia Municipal de Manteigas no mandato 2001 - 2005 é atualmente proprietário e gerente de uma empresa de ideias, projetos e gestão, com sede em Manteigas.

O independente disse hoje à Lusa que se candidata à liderança da autarquia pelo UMM pela "vontade de mudança que persiste atualmente em Manteigas, materializada por um alargado conjunto de cidadãos eleitores que propuseram e incentivaram" a candidatura.

"Queremos ser o rosto dessa mudança, que ultrapasse uma alternância PSD/PS que, não foi, nem será no futuro, capaz de propor ou implementar as soluções adequadas e necessárias a Manteigas", justifica.

Segundo Francisco Elvas, o projeto independente "procura responder aos desafios e dilemas" com que se depara o concelho, "nomeadamente o envelhecimento da população e a fixação de jovens", a "dinamização económica e a criação de emprego", a promoção da terra e a melhoria da gestão autárquica.

O UMM tem várias ideias e projetos para o concelho, adiantando o cabeça de lista que a sua ação tem um objetivo prioritário: "As gentes de Manteigas".

O candidato defende a transferência de mais responsabilidades para as Juntas de Freguesia e a proximidade de serviços municipais para as Freguesias de Sameiro e de Vale de Amoreira.

Revitalizar o património urbano em ruínas ou abandonado, criando economia e emprego, alargar a estrada de acesso à Nave de Santo António e ligar Manteigas à autoestrada A23 (Guarda - Torres Novas), pelo nó de Caria (Belmonte), são alguns dos projetos.

Francisco Elvas também propõe ao eleitorado, entre outras ideias, a criação de um núcleo museológico "com recuperação de edifícios específicos a essa função" e a "revitalização da gestão e administração camarária, para melhor e mais célere resposta aos manteiguenses e investidores".

No dia 01 de outubro, o candidato independente espera ganhar as eleições no mais pequeno município do distrito da Guarda.

"Os manteiguenses conhecem a situação calamitosa do município e sabem que não há mais tempo a perder. Os manteiguenses conhecem os candidatos repetentes e a responsabilidade destes na atual situação. Estamos convictos de que o desejo de mudança será claro e veementemente expresso. Somos a única solução viável para Manteigas", fundamenta.

O município de Manteigas é presidido pelo social-democrata José Manuel Biscaia, que se recandidata.

No atual executivo o PSD tem a maioria, com três elementos, e o PS possui dois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório