Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD/Terceira condena o que diz ser um "aproveitamento eleitoral" do PS

Em causa estão "os pagamentos sociais previstos no Programa Especial de Apoio Social para a Ilha Terceira".

PSD/Terceira condena o que diz ser um "aproveitamento eleitoral" do PS
Notícias ao Minuto

20:57 - 10/08/17 por Ana Lemos

Política Açores

O PSD/Terceira condenou, esta quinta-feira, o que diz ser um "evidente aproveitamento eleitoralista do PS". Em questão, lê-se em comunicado enviado às redações, estão os "'pagamentos sociais previstos no Programa Especial de Apoio Social para a Ilha Terceira', pagos com quase 15 meses de atraso, em desfavor de todos aqueles que foram afetados pela crise social e de emprego que a ilha atravessa".

A denúncia é do líder do PDS/Terceira, Francisco Câmara, segundo o qual, "o regime especial e transitório de facilitação do acesso, majoração de valor e prolongamento da duração de apoios sociais nos concelhos da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, foi anunciado pelo primeiro-ministro António Costa, aquando da visita à Terceira, em abril do ano passado" e "visava compensar todos aqueles que foram afetados pela redução significativa da presença militar e civil norte-americana na Base das Lajes, decisão que acarretou enorme impacto negativo na economia da ilha".

Acontece que, apesar de o PSD/Terceira apoiar o pagamento desses subsídios sociais, sublinha que "durante quase 15 meses, todos os que foram afetados passaram por enormes dificuldades e restrições, com grandes sacrifícios pessoais, no cumprimento das suas obrigações financeiras e cuidado das necessidades básicas das suas famílias".

"É ainda dramático o número dos que dependem destes apoios, num total de 9300 pessoas, só na Terceira. Não são os magros 26 euros mensais que vão resolver os problemas daquelas famílias, cujas expetativas são agora agravadas com o anúncio do Instituto Nacional de Estática que confirma a redução do emprego nos Açores no último trimestre", denuncia Francisco Câmara.

PSD/Terceira considera, por isso, "condenável que, sabendo de todas as dificuldades sociais que se vivem nesta ilha, o PS tenha arrastando por quase 15 meses os pagamentos a que se tinha comprometido em Abril do ano passado, para apenas os vir realizar em véspera de eleições, num evidente arremesso eleitoralista, sujeitado as famílias a um desnecessário sacrifício".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório