Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Veto sobre Carris: Vital Moreira fala em "teste" para maioria parlamentar

Vital Moreira diz que Esquerda pode conformar-se com veto ou "fazer finca-pé no seu dogmatismo contra a possibilidade de concessão privada dos transportes públicos".

Veto sobre Carris: Vital Moreira fala em "teste" para maioria parlamentar
Notícias ao Minuto

11:00 - 10/08/17 por Notícias Ao Minuto

Política Reação

Vital Moreira concorda com a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de vetar o diploma que introduzia alterações à municipalização da Carris. No blogue Causa Nossa, o socialista recorda que também já tinha apontado "razões de constitucionalidade" para se opor ao diploma aprovado no Parlamento pelos partidos da Esquerda.

Vital Moreira considera que a decisão do Presidente da República vai submeter a maioria parlamentar a um "interessante teste". Vital Moreia quer perceber se PS, Bloco e PCP se vão conformar com o veto ou se vão contestá-lo e "fazer finca-pé no seu dogmatismo contra a possibilidade de concessão privada dos transportes públicos".

O antigo eurodeputado mostra-se mais expectante para perceber como vai reagir o PS. "Particularmente curiosa vai ser a posição do PS, que envolve obviamente uma opção doutrinária".

Outra questão "'picante'" para Vital Moreira prende-se com a forma como este veto poderá ser superado. "Se por maioria absoluta, como é a regra", escreve o socialista, "ou se será exigida a maioria de 2/3, por estar em causa o limite entre o setor público e o setor privado da atividade económica, pois as atividades concessionadas, apesar da titularidade pública e das obrigações de serviço público, são tecnicamente integradas no setor privado".

A ser assim, Vital Moreira considera que "só resta à maioria optar entre sacrificar a referida norma ou deixar cair todo o diploma".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório