Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"PSD e CDS devem pedir desculpa por terem corrido atrás de especulação"

Centrista António Lobo Xavier com duras críticas a postura recente de PSD e CDS relativamente a Pedrógão Grande.

"PSD e CDS devem pedir desculpa por terem corrido atrás de especulação"
Notícias ao Minuto

09:25 - 28/07/17 por Pedro Filipe Pina

Política Lobo Xavier

O início da semana ficou marcado pela especulação em torno do número de vítimas de Pedrógão Grande. E à direita há quem tenha críticas severas a PSD e a CDS.

Falamos de António Lobo Xavier, comentador regular do programa ‘Quadratura do Círculo’, transmitido às quintas-feiras na antena da SIC Notícias.

Este caso foi tema em debate entre os participantes (Jorge Coelho e Pacheco Pereira compõem o resto do painel de comentadores). E Lobo Xavier criticou não só o PSD mas também o partido onde milita, o CDS.

“Nunca vi uma direção capaz de organizar uma campanha política séria em torno de zero de fundamentos e a propósito de um tema como a morte das pessoas”, afirmou.

Questionados sobre se estas são críticas que dirige apenas ao PSD mas também ao CDS, explica Lobo Xavier que as dirige a ambos, ao PSD pela iniciativa e ao CDS por “ir atrás pensando que havia realmente um sinal”.

“Os partidos da oposição devem pedir desculpa também por se terem enganado e terem corrido atrás de uma especulação para a qual não havia o menor fundamento”, afirmou ainda Lobo Xavier.

O advogado centrista fala ainda em “pequenos erros de tática juntos a um erro de estratégia” que, admite, acha “que não tem volta”.

Passos Coelho, líder do PSD, é ainda criticado, com Lobo Xavier a recordar outro episódio polémico recente envolvendo a tragédia de Pedrógão Grande: “o homem que teve o infeliz episódio dos suicídios devia pensar, não era duas vezes, era dez vezes, antes de voltar a falar de coisas desse tipo”.

A revelação da lista por parte do Ministério Público veio confirmar que havia 64 vítimas mortais registadas, a que acresciam dois casos em investigação que poderiam ser mortes indiretas resultantes da mesma estratégia: a de uma mulher atropelada mortalmente a altura dos acontecimentos e a de um idoso falecido cerca de um mês após a tragédia, cujo estado de saúde poderia ter piorado devido aos incêndios.

Lobo Xavier, na ‘Quadratura do Círculo’ mas na edição da semana anterior, já tinha sido particularmente crítico para com André Ventura. Ventura, recorde-se, é candidato em Loures do PSD. Era também o candidato do CDS naquele concelho, mas os centristas optaram por se afastar de Ventura após a polémica em torno das declarações que proferiu sobre a comunidade cigana, uma polémica que começou precisamente com uma entrevista ao Notícias ao Minuto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório