Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

CDS saúda divulgação da lista de mortos e acusa Governo de alimentar tabu

A presidente do CDS-PP considerou hoje positivo que a Procuradoria-Geral da República tenha divulgado a lista das vítimas mortais nos incêndios de Pedrogão Grande e acusou o Governo de ter alimentado "um tabu" sobre esta questão.

CDS saúda divulgação da lista de mortos e acusa Governo de alimentar tabu
Notícias ao Minuto

12:11 - 26/07/17 por Lusa

Política Assunção Cristas

"Esperemos que agora se acabe com este tabu que lamentavelmente o Governo alimentou quando não foi claro em relação a esta matéria. Creio que é positivo poder-se ter acesso a essa lista e certamente o Ministério Público fará o seu trabalho", disse Assunção Cristas.

Falando aos jornalistas à margem de uma visita a um centro de apoio a reformados, em Lisboa, a presidente do CDS-PP considerou que a divulgação da lista pela PGR permitiu já perceber que "há mais duas mortes sob investigação, ligadas ainda que indiretamente aos incêndios de Pedrógão".

"Pelo menos agora há uma lista que pode ser consultada e qualquer omissão, repetição ou o que quer seja pode ser conferido por todas as pessoas e isso é positivo", disse.

A líder do CDS-PP afirmou esperar que "agora as coisas possam andar de maneira mais tranquila" e disse lamentar que "o Governo tenha alimentado este tabu e que não tenha esclarecido as coisas devidamente e atempadamente".

A Procuradoria-Geral da República confirmou na terça-feira, em comunicado, que se registaram, "até ao momento", 64 vítimas mortais nos incêndios de Pedrógão Grande, e divulgou a respetiva lista.

Assunção Cristas sustentou que "o Governo continua a andar mal em matéria de fogos", frisando que "o centro do país está a arder" e "há notícias sobre descoordenações".

"Sentimos que de facto não há a tal autoridade e comando por parte do Estado como deveria existir e eu creio que é lamentável", disse.

A presidente do CDS-PP e candidata à câmara municipal de Lisboa disse que mantém a defesa de uma "mexida profunda" no Governo, que "com certeza não resolveria tudo mas ajudaria a restabelecer" a ordem que disse faltar no terreno.

A remodelação deveria incluir, reiterou, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

Assunção Cristas manifestou ainda solidariedade para com todas as pessoas que estão a viver o drama dos incêndios e para com os bombeiros que estão no terreno.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório