Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Costa diz que apoio a Cafôfo surge da unanimidade da Concelhia do Funchal

O secretário-geral do PS disse hoje, na Madeira, que o apoio do seu partido a Paulo Cafôfo e à Coligação "Confiança" resulta do apoio unânime que a Comissão Política Concelhia do Funchal do PS deu aos mesmos.

Costa diz que apoio a Cafôfo surge da unanimidade da Concelhia do Funchal
Notícias ao Minuto

22:19 - 20/07/17 por Lusa

Política Autárquicas

"O essencial do apoio do PS ao dr. Paulo Cafôfo e a esta Coligação foi expresso, de uma forma inequívoca e muito clara, pela forma como, por unanimidade, a Comissão Política Concelhia do Funchal do PS aprovou esta candidatura e esta coligação", disse na cerimónia de apresentação da equipa autárquica da Coligação 'Confiança' à presidência da Câmara Municipal do Funchal (CMF) nas eleições autárquicas de 01 de outubro, que hoje decorreu na Praça do Município.

Paulo Cafôfo, atual presidente da Câmara Municipal do Funchal, eleito em 2013, na Coligação "Mudança" constituída pelo PS, BE, MPT, PTP, PAN e PND, lidera, desta vez, a Coligação "Confiança", composta pelo PS, BE, JPP, PDR e 'Nós, Cidadãos!'.

"A posição do PS, nestas eleições, é muito clara e é com muito orgulho que partilhamos esta Coligação com outros partidos políticos", insistiu.

António Costa lembrou que, há quatro anos, a vitória de Paulo Cafôfo e da Coligação "Mudança" foi "uma das grandes surpresas" das eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013, mas "quatro anos volvidos, a candidatura do Paulo Cafôfo e da Coligação "Confiança" já não é uma surpresa, é uma certeza fruto da excelência do trabalho que desenvolveu".

Ao abordar o apoio do PS e do Governo da República à Região Autónoma e ao município do Funchal, o secretário-geral dos socialistas e primeiro-ministro de Portugal salientou: "para mim, há uma coisa muito clara, Portugal é um todo e não há Portugal sem a Madeira, nem a profundidade que a Madeira assegura no Atlântico".

António Costa manifestou também a sua solidariedade para com a diáspora e, em particular, com os portugueses que vivem dificuldades na Venezuela, num discurso intercalado, por vezes, por apitos de alguns lesados do BANIF.

O professor Paulo Alexandre Nascimento Cafôfo, de 46 anos de idade, é o candidato da Coligação 'Confiança' , formada pelo PS, BE, JPP, PDR e "Nós, Cidadãos", à presidência da Câmara Municipal do Funchal (CMF) nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

Paulo Cafôfo, atual presidente da CMF (eleito nas autárquicas de 29 de setembro de 2013 pela Coligação "Mudança" - PS,BE,PND,MPT, PTP e PAN), recandidata-se, desta vez, pela Coligação 'Confiança'.

Natural da freguesia de Santa Luzia, no Funchal, e licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Paulo Cafôfo, nas autárquicas de 2013, destronou, após 38 anos de poder, o PSD da CMF, tornando-se, assim, no 11.º presidente da principal autarquia da Região Autónoma da Madeira e o primeiro neste concelho oriundo da oposição.

Paulo Cafôfo foi vice-coordenador do SPM (Sindicato dos Professores da Madeira) entre 2009 e 2011 e Secretário-Nacional e Conselheiro-Nacional da FENPROF e pertenceu aos órgãos sociais da ARCHAIS (Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira), nomeadamente enquanto membro da Direcção e Presidente do Conselho Fiscal.

O responsável pela principal derrota política de Alberto João Jardim ao ganhar a CMF por 39,22% contra os 32,43% do PSD, Paulo Cafôfo foi ainda vice-presidente e coordenador da área de Política do Laboratório de Ideias da Madeira.

Para a sua equipa, Paulo Cafôfo reconduz Miguel Gouveia, Idalina Perestrelo e Madalena Nunes e chama às lides autárquicas Bruno Martins (arquiteto); João Pedro Vieira (médico); Sandra Marisa Machado (advogada); Thiery dos Santos (professor universitário); Rita Mendonça (enfermeira no Hospital dos Marmeleiros); Trindade Silva (ligado à Associação Arca da Ajuda) e Luísa Paolinelli (professora universitária).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório