Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"PS francês deve apresentar-se com nova liderança e linha política"

Constitucionalista analisa os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas e que ditaram a passagem de Emmanuel Macron e Marine Le Pen à segunda volta.

"PS francês deve apresentar-se com nova liderança e linha política"
Notícias ao Minuto

22:30 - 24/04/17 por João Oliveira

Política Vital Moreira

Ontem (23) foi dia da primeira volta das eleições presidenciais francesas, de onde Emmanuel Macron e Marine Le Pen saíram finalistas para disputar a vitória final.

O Partido Socialista, encabeçado por Benoit Hamon, acabou em quinto lugar, resultado esse que merece a análise de Vital Moreira no blog Causa Nossa, que diz que a “derrota do PS mostra que a deriva esquerdista representada pelo candidatura de Hamon não rendeu frutos, pelo contrário, nem contra a direita nem contra o candidato da esquerda radical Mélenchon”.

O objetivo dos socialistas franceses, diz, deve ser agora o foco “das eleições legislativas de junho”, sobre as quais o constitucionalista considera “que o PS se deve apresentar com uma nova liderança e uma nova linha política, sob pena de repetição da derrota”.

Sendo “pouco provável” a criação de “algum partido ou coligação” que dê “maioria parlamentar absoluta e que o partido de Macron consiga uma representação parlamentar significativa”, o socialista aconselha os franceses da sua ala política a “estar em condições de entrar numa coligação de governo com eles, que será claramente a preferência governativa do novo Presidente”.

“O PS francês tem pouco tempo para decidir que caminho quer seguir: se parceiro de um governo de centro-esquerda ou elemento de uma frente de oposição de esquerda junto com a esquerda radical”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório