Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Geringonça' pode inspirar a Esquerda europeia? Nos EUA diz-se que sim

Pode ser uma geringonça, mas funciona, diz um site político norte-americano. É uma "história de sucesso" que pode ser exemplo noutros países.

Notícias ao Minuto

21:08 - 24/02/17 por Carolina Rico

Política Imprensa

A solução governativa encontrada por António Costa com o acordo à Esquerda foi esta sexta-feira analisada no site norte-americano Politico, um reputado jornal online dedicado à política dos EUA e internacional.

“European left wants piece of Portugal’s ‘contraption’”, é o título do artigo. "A Esquerda europeia quer um pouco da ‘geringonça' de Portugal", numa tradução livre.

Diz o jornal que políticos da Alemanha e França, por exemplo, estão à procura de uma palavra equivalente ao termo ‘geringonça’, e prometem “reverter o seu declínio eleitoral” com ajuda da ‘fórmula’ portuguesa.

“Em 14 meses, a geringonça de Costa confundiu os céticos” com aquilo que é descrito como uma “história de sucesso improvável”: um défice em 2016 de 2,1% do PIB, a diminuição da taxa de desemprego e a aprovação de 66,1% dos eleitores, de acordo com as últimas sondagens.

“Com os socialistas no lugar do condutor, Costa conseguiu persuadir PCP e Bloco de Esquerda a pôr de parte as suas exigências mais radicais”, destaca o jornal.

Tudo com ajuda de várias “particularidades” nacionais, em especial o facto de a ditadura de Salazar ter evitado que o país evitasse a emergência do populismo de extrema-direita, ao contrário de países como a França.

O candidato francês Benoît Hamon é um dos políticos de Esquerda rendidos à Geringonça. Disse ao Público, citado pelo Politico, que o que estava a acontecer em Portugal o “inspirava” e prometeu visitar o país se for eleito presidente.

É, no entanto, a Esquerda alemã que terá mais possibilidades de seguir o exemplo português. Hipoteticamente, os sociais-democratas liderados por Martin Schulz poderiam estabelecer um acordo com os Verdes e o partido Esquerda para superar os votos do CDU de Angela Merkel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório