Tem Marcelo o poder de interpelar diretamente ministros? Vital responde

Constitucionalmente, "não pode haver nenhuma interlocução política substantiva entre o Presidente da República e os ministros".

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
16/02/2017 17:06 ‧ 16/02/2017 por Notícias Ao Minuto

Política

Causa Nossa

"Constitucionalmente, a reposta é simples", começa por explicar Vital Moreira no blog Causa Nossa. "Não pode haver nenhuma 'interlocução' política substantiva entre o Presidente da República e os ministros, à margem do primeiro-ministro", responde o jurista, a propósito de uma questão colocada por um leitor.

Vital Moreira é peremptório nesta matéria. Só o primeiro-ministro "responde pelo Governo perante Belém e só ele tem a obrigação de informar o Presidente sobre os assuntos governativos e dar-lhe as devidas explicações políticas".

Deste modo, considera que Marcelo "não pode exigir explicações diretamente aos ministros nem dirigir-lhes nenhuma orientação ou admoestação política".

Contudo, ressalva, "nada impede que, no cumprimento dessas obrigações, o primeiro-ministro, mediante acordo com Belém, se faça substituir ou acompanhar pelo ministro competente de cada departamento", sobretudo no caso dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, sublinha.

Ora, no caso específico da conferência entre Marcelo e Centeno, a propósito da polémica da Caixa, "ela não poderia ter ocorrido por iniciativa direta de nenhuma das partes", defende. Mas, e considerando a informação oficial de Centeno foi a Belém a pedido de António Costa, "o encontro não suscita, em si mesmo, objeções constitucionais", conclui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas