Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Swaps: PSD culpa Sócrates e pede que se "recorram a todas instâncias"

Tribunal inglês de segunda instância dá razão ao Santander no diferendo sobre os contratos swap.

Swaps: PSD culpa Sócrates e pede que se "recorram a todas instâncias"
Notícias ao Minuto

12:55 - 13/12/16 por Pedro Filipe Pina

Política Adão Silva

De Inglaterra chegou esta terça-feira nova decisão favorável ao Santander relativamente aos contratos swap que prejudicam o Estado português.

O PSD reagiu ao início desta tarde à decisão pela voz de Adão Silva. E a mensagem dos sociais-democratas é clara: há que recorrer da decisão.

“O governo do PS de José Sócrates deixou uma pesada herança aos portugueses. Estes contratos problemáticos com o banco Santander foram estabelecidos entre 2005 e 2007 e o Governo de PSD/CDS-PP tentou combater a situação”, começou por afirmar Adão Silva.

“Foram ultrapassadas situações de swap deixadas pelos governos de José Sócrates. Só não se resolveu com o banco Santander porque os contratos que foram estabelecidos pelo governo de Sócrates com este banco eram estranhos, até diria imorais”, disse ainda o social-democrata, realçando ainda que o anterior governo terá, apesar de tudo, poupado ao Estado 560 milhões de euros nas renegociações de outros contratos.

Os contratos swap com o Santander, porém, mantêm-se e e a perspetiva do PSD é de que país deve recorrer até onde for possível.

“Esperamos que o atual Governo faça o adequado recurso aos tribunais adequados em Inglaterra e que não tenha qualquer medo, que avance, porque estes contratos são altamente prejudiciais ao Estado português”, afirmou, acrescentando que “há que recorrer a todas as instâncias para evitar um pagamento que é fortemente prejudicial para os portugueses”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório