Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

PS defende que Itália deve manter-se no projeto europeu

O Partido Socialista português considerou hoje que Itália deve manter-se empenhada no projeto de construção europeia, após a demissão do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, na sequência no referendo constitucional de domingo.

PS defende que Itália deve manter-se no projeto europeu
Notícias ao Minuto

13:02 - 05/12/16 por Lusa

Política Demissão

"O Partido Socialista sublinha a importância de a Itália, país fundador da União Europeia, continuar a dar o seu contributo ativo para o projeto de construção europeia", refere uma nota do PS enviada à agência Lusa.

Na mesma nota, o PS exprime ainda o desejo de que a Itália "mantenha o seu empenho na promoção de uma Europa mais forte e solidária".

O apuramento oficial dos votos no referendo celebrado no domingo em Itália confirmou hoje a vitória do 'não' à reforma constitucional proposta pelo primeiro-ministro, Matteo Renzi, com 59,95% dos boletins depositados nas urnas.

A reforma do chefe do Governo foi apoiada por 40,05% dos eleitores que foram votar.

Renzi anunciou hoje que apresentará a sua demissão ao Presidente da República, Sergio Mattarella, como consequência do resultado.

Os italianos votaram em referendo uma reforma constitucional que visava reduzir o poder do Senado e aumentar a estabilidade política, mas que se transformou num plebiscito ao primeiro-ministro.

Apoiantes e detratores da reforma fizeram campanha como se o referendo fosse de facto um teste à gestão de Renzi, mas foi o próprio quem personalizou a reforma e anunciou que se demitiria se ela fosse chumbada.

A reforma, como a caracterizou Renzi, pretendia modernizar Itália, reduzir os custos da política, agilizar o processo legislativo e facilitar a estabilidade num país que teve 63 governos nos últimos 70 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório