"A Zona Euro, pelos vistos, ainda não tem problemas que cheguem"

Marisa Matias questionou Mario Draghi se a compra de títulos através do 'Quantitative Easing' e a resposta não foi inequívoca.

© Reuters
Política Marisa Matias

A eurodeputada Marisa Matias revelou esta terça-feira ter confrontado Mario Draghi sobre se a compra de títulos no âmbito do programa de 'Quantitative Easing' (através do qual o Banco Central Europeu injeta dinheiro na economia comprando ativos quando há riscos elevados de recessão ou depressão) iria continuar ou não para lá de março, data em que termina.

PUB

Refere Marisa Matias que o BCE "anda adiar o anúncio da sua prorrogação, contribuindo para toda a espécie de especulações e alimentando a incerteza".

Embora a resposta de Mario Draghi dê a entender que o programa vai continuar, salienta a eurodeputada, "é difícil perceber a razão pela qual não é dada uma resposta clara sobre esta matéria, tendo em conta que dela depende a capacidade de financiamento de várias economias da zona Euro".

"A Zona Euro, pelos vistos, ainda não tem problemas que cheguem. Os seus responsáveis parecem fazer questão de arranjar mais", assinala.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS