Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Madeira: CDU acusa autoridades de negligência dois meses após os fogos

O líder da CDU/Madeira, Edgar Silva, considerou hoje, no Funchal, que as entidades públicas estão a ter um "comportamento negligente" face ao perigo que representam as escarpas sem coberto vegetal, na sequência dos grandes incêndios de agosto.

Madeira: CDU acusa autoridades de negligência dois meses após os fogos
Notícias ao Minuto

19:34 - 08/10/16 por Lusa

Política Incêndios

"Dois meses depois dos incêndios, havia que limpar os terrenos, os troncos tombados, as pedras soltas, os terrenos que ameaçam deslizamentos e desabamentos", declarou Edgar Silva, sublinhando que "nada foi feito" para lá das zonas onde passam as estradas principais.

O líder comunista visitou hoje algumas dessas áreas, no concelho do Funchal, um dos mais afetados pelos fogos ocorridos no início de agosto, que provocaram três mortos e danos materiais avaliados em 157 milhões de euros.

"Não é admissível que dois meses depois nada tenha sido feito face a situações que são gritantes, estando aqui tanta gente sob uma ameaça grande, onde os riscos para vidas e bens são mais do que evidentes", sublinhou Edgar Silva, salientando que a CDU já enviou ofícios e abaixo-assinados às entidades competentes.

O dirigente comunista lembrou, por outro lado, que "no quente dos fogos" vieram à Madeira ministros e até o Presidente da República, mas considerou que "conjunto de votos de boas intenções" por eles revelado não passou disso mesmo.

Edgar Silva vincou que o Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal têm a responsabilidade de "apoiar e proteger" a população, sobretudo tendo em conta a aproximação dos meses de inverno, onde a eventual ocorrência de chuvas fortes poderá provocar um novo desastre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório