Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Eleições nos Açores: PAN acredita que vai ser a "revelação"

O líder nacional do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) disse hoje acreditar que o seu partido pode vir a ser "a revelação" das eleições de dia 16 nos Açores, com "uma votação expressiva" para eleger, "pelo menos, um deputado".

Eleições nos Açores: PAN acredita que vai ser a "revelação"
Notícias ao Minuto

14:19 - 08/10/16 por Lusa

Política Sufrágio

"Nós acreditamos. Eu acredito, e por isso estou aqui hoje, que o PAN vai ser a surpresa positiva destas eleições regionais. Estamos fortemente empenhados e cremos mesmo que vamos ter a confiança dos açorianos numa votação expressiva para a eleição de, pelo menos, um deputado para a Assembleia Regional dos Açores", afirmou André Silva no Mercado da Graça, na cidade de Ponta Delgada.

O PAN concorre pela segunda vez às eleições legislativas regionais dos Açores.

O deputado único do PAN na Assembleia da República sustentou que "cada vez mais" os cidadãos "deixam de se rever naquilo que são os partidos tradicionais e na categorização obsoleta 'esquerda e direita'", frisando que o PAN traz a debate "novos temas" capazes de promover "a reflexão".

"Mais de metade dos açorianos não vota nas eleições e esta é uma mensagem nova que o PAN está a trazer, assuntos que não costumam ser debatidos, assuntos que não costumam vir a lume, e esta é, também, uma grande novidade. O nosso primeiro objetivo está a ser conseguido e estamos confiantes na eleição do Pedro Neves no próximo domingo", sublinhou André Silva, acrescentando que um parlamentar "pode fazer a diferença".

Segundo o líder do PAN, "os açorianos sabem, através do exemplo nacional, que um deputado pode fazer a diferença e com isso cremos que haverá uma confiança por parte dos açorianos que vão votar no próximo domingo no PAN".

No Mercado da Graça, ponto de paragem dos partidos em campanhas eleitorais nos Açores, o cabeça de lista do PAN pelo círculo de São Miguel, Pedro Neves, percorreu várias bancas de venda de produtos agrícolas e hortícolas apelando ao voto no partido e transmitindo a mensagem ambientalista do PAN.

"O Mercado da Graça é um sítio onde se consegue comprar produtos biológicos e esta é a nossa mensagem mais forte. Precisamos da autossustentabilidade de uma agricultura extensiva, não uma agricultura intensiva", defendeu.

Neste mercado agrícola, onde se concentram muitos produtores locais, Pedro Neves, que é também porta-voz do PAN nos Açores, lamentou a fraca presença de produtos biológicos.

"É pena", acrescentou, insistindo, junto de um produtor, na "autossuficiência alimentar".

O candidato considerou, ainda, que é preciso que as verbas destinadas ao programa PRORURAL + "sejam maiores e mais extensivas em termos temporais".

"Queremos fazer uma reconversão das empresas familiares que tiveram de fechar as portas e damos essa oportunidade, uma reconversão em termos de agricultura biológica", afirmou.

Antes destas declarações, as candidaturas do PAN e do PURP acabariam por se cruzar e cumprimentar naquele mercado.

"Há imensos problemas que têm de ser resolvidos nos Açores", disse o cabeça de lista do PURP pelo círculo eleitoral de São Miguel, Manuel Moniz, em conversa com o líder nacional do PAN, que respondeu: "temos de fazer política de forma diferente".

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores, que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório