Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PS quer assegurar preservativos nas escolas. E nas universidades também

Apesar de a lei que permite a distribuição de contracetivos nas escolas já estar implementada desde 2009, o Partido Socialista esclareceu "que não é eficaz a 100%".

PS quer assegurar preservativos nas escolas. E nas universidades também
Notícias ao Minuto

12:36 - 26/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política André Figueiredo

Preservativos, pílulas e outro género de método contracetivos são o foco mais recente do Partido Socialista. Com base no projeto de resolução nº471/XIII, explicou André Figueiredo ao Notícias ao Minuto que com esta proposta, o PS quer garantir que a distribuição destes contracetivos - não são sujeitos a receita médica – é efetivamente feita pelos Gabinetes de Informação e Apoio nas escolas.

A proposta em causa foi apresentada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista mas surgiu por parte da Juventude Socialista.

“O que acontece neste momento é que os gabinetes que existem nas escolas não estão a conseguir assegurar esta distribuição (…) Uma das falhas encontradas é que são muitas vezes os próprios professores que têm de assegurar que estes locais recebem os contracetivos”, elucidou o jovem socialista.

“Não há nenhuma ferramenta especializada para isso”, acrescentou, afirmando que a distribuição “não pode estar dependente de professores”, que segundo um estudo do partido, é o que acontece atualmente. A pensar nisso, o PS sugere como uma das soluções “alargar o âmbito de competências destes gabinetes, para que os próprios tenham competência para irem diretamente às unidades de saúde e assegurarem os contracetivos”, esclareceu André Figueiredo.

Além disso, o PS quer ainda estender “a obrigatoriedade de implementação dos Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno, aos ensinos universitários e politécnicos”, pode ler-se no projeto de resolução.

Segundo o assessor da JS, “é aqui que muitos jovens iniciam a sua vida sexual e é importante que exista uma resposta institucionalizada e organizada, para que todos tenham apoio”.

[Notícia atualizada às 16h51]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório