Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Não damos qualquer credibilidade aos relatórios do FMI"

Deputado do PCP falou aos jornalistas no final do debate quinzenal que decorreu esta quinta-feira na Assembleia da República.

"Não damos qualquer credibilidade aos relatórios do FMI"
Notícias ao Minuto

18:10 - 22/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política António Filipe

António Filipe começou por dizer que está habituado a ver “relatórios do FMI que desmentem relatórios anteriores do FMI” e, por isso, os comunistas não dão “qualquer credibilidade a relatórios do FMI”, referindo-se ao documento hoje divulgado por aquela entidade internacional e que aponta um caminho espinhoso na recuperação da economia portuguesa.

“Estamos habituados a pressões absolutamente inadmissíveis do FMI que têm sempre o objetivo de empobrecer os portugueses e de impor, às camadas sociais mais desfavorecidas, uma austeridade eterna”, apontou.

Relativamente às subvenções a atribuir aos partidos políticos, António Filipe voltou a frisar que o PCP “não concorda que haja qualquer aumento das subvenções aos partidos por via do Orçamento do Estado para 2017”.

Esta posição, explicou o deputado, é assumida com base numa “questão princípio”, pois o PCP defende que a subsistência dos partidos “deve depender do esforço dos seus militantes e simpatizantes”, mas também numa questão de respeito pelos portugueses.

“Obviamente que os portugueses que foram sacrificados e cujo poder de compra ainda não foi reposto, não compreenderiam que houvesse uma reposição do corte que houve nas subvenções aos partidos”, rematou.

Recorde-se que no relatório divulgado hoje, o FMI defende que o Governo aplique medidas de austeridade de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de 900 milhões de euros, no próximo ano, focando-se nos salários e pensões da função pública, insistindo ainda na necessidade de "mais medidas adicionais" para que Portugal cumpra a meta do défice com que se comprometeu para este ano, de 2,2% do PIB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório