Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"Se a taxação dos ricos permitir aumentar pensões, o país entenderá"

Deputado do Bloco de Esquerda surge em defesa da proposta feita por Mariana Mortágua em taxar de forma mais assertiva os imobiliários de valores mais altos.

"Se a taxação dos ricos permitir aumentar pensões, o país entenderá"
Notícias ao Minuto

23:24 - 21/09/16 por João Oliveira

Política João Semedo

Num texto que assina na página Esquerda.net, João Semedo surge em defesa da sua colega de partido Mariana Mortágua sobre o tema quente da semana: a proposta em taxar imóveis de valor mais elevado. Como defendem os bloquistas, “perder a vergonha de taxar quem está a acumular riqueza”.

Tal como defende Mortágua, também João Semedo afirma que é preciso “encontrar soluções para assegurar o reequilíbrio social”. Para isso, acrescenta, o Estado precisa de encontrar fontes que aumentem a sua receita. “É mais justo ir buscar esse aumento da receita aos mais ricos do que aos mais pobres, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos em que os pobres foram os mais prejudicados e atingidos pela austeridade”, sustenta.

O deputado diz, por isso, que a elaboração do próximo Orçamento do Estado será fulcral para “aplicar socialmente a receita obtida com essa taxa sobre patrimónios imobiliários”.

Por fim, João Semedo acredita que, se esta medida tiver os efeitos previstos, será, na altura devida, compreendida e aplaudida por quem hoje critica a proposta.

“Se a taxação dos muito ricos permitir aumentar as pensões mais baixas, financiar devidamente o SNS ou reforçar a proteção social, o país entenderá perfeitamente e não deixará de aplaudir a sua criação. (…). Se pudermos dispensar gratuitamente os medicamentos genéricos, prescritos no SNS, aos beneficiários do RSI e do CSI, então, vale mesmo a pena causar este incómodo aos profissionais do comentário que se agitam e levantam em defesa dos privilégios de uma pequena elite endinheirada”, termina o deputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório