Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

"Acho incrível o que estão a fazer com Durão Barroso em Bruxelas"

Santana Lopes e António Vitorino comentaram o fato de Durão Barroso passar a ser considerado um lobista na União Europeia.

"Acho incrível o que estão a fazer com Durão Barroso em Bruxelas"
Notícias ao Minuto

23:43 - 13/09/16 por Notícias Ao Minuto

Política Comentário

Santana Lopes considerou na antena da SIC Notícias que o que estão a fazer com Durão Barroso em Bruxelas, ao considerá-lo um lobista, é "incrível", "injusto", chegando mesmo a atingir o "vexame pessoal".

"Acho incrível o que estão a fazer em Bruxelas com as mordomias, uma coisa é se [o cargo na Goldman Sachs] é incompatível, pelas funções que assumiu. Outra coisa é o modo como isto é tratado quase a nível pessoal", opinou o social-democrata, considerando que Barroso "cumpriu a lei e o tal período de nojo" antes de aceitar a posição na empresa em causa. 

Para Santa Lopes, a polémica em torno do cargo que o antigo presidente da Comissão Europeia assumiu na Goldman Sachs insere-se numa divisão entre Esquerda e Direita: "Não posso deixar de sublinhar que há sempre um peso, para as pessoas de um determinado setor, e outro peso para outras", vincou.

Santana está convencido de que se se tratasse de alguém de Esquerda, não haveria tanta polémica. Se fosse de Esquerda, apontou, dir-se-ia "é de Esquerda, tem direito à vida".

Interveniente também no mesmo espaço de comentário, António Vitorino comentou o caso afirmando que "há uma censura da União Europeia" que mais não é do que uma "tomada de posição política".

O socialista explicou que o que a Comissão Europeia pretende é que qualquer contacto de Barroso com comissários da UE fique devidamente registado, assim como os temas abordados nesses encontros. Para Vitorino, a interpretação de que Durão Barroso é lobista é "incorreta" e "gera equívoco".

Questionados sobre se o caso de Durão Barroso poderá influenciar negativamente a candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU, tanto Santana como Vitorino não acreditam nessa tese. "Guterres não é sombra de ninguém. Se não tiver sucesso, não é às costas de Durão Barroso que se deve pôr", respondeu o socialista.

Já Santana, com ironia, disse: "Guterres já tem culpa de não ter nascido na Europa de Leste, tem a culpa de não ter nascido mulher e agora tem a culpa de ter nascido no mesmo país que o dr. Durão Barroso, é um fardo excessivamente pesado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório