Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Candidatura de Cristas "é um tiro no porta-aviões"

Ainda que tenha tomado a “decisão certa”, Assunção Cristas criou “problemas ao PSD” ao candidatar-se à presidência da Câmara de Lisboa, alerta Marques Mendes.

Candidatura de Cristas "é um tiro no porta-aviões"
Notícias ao Minuto

21:37 - 11/09/16 por Goreti Pera

Política Marques Mendes

Foi com pouca surpresa que Marques Mendes recebeu a notícia da candidatura de Assunção Cristas à presidência da Câmara de Lisboa, nas eleições autárquicas de 2017.

Na opinião do comentador, esta é, do ponto de vista do interesse da candidata, “a decisão certa, inteligente e corajosa”. Além de “dar um exemplo às estruturas do seu partido”, ir a votos é, segundo Marques Mendes, “a melhor forma de reforçar a legitimidade de um líder”.

A centrista não tem, no entender do antigo líder do PSD, “nada a perder”, até porque, “dificilmente” conquistará menos votos do que “o melhor resultado do CDS em 20/30 anos: 7,8%”.

Porém, a sua candidatura levanta alguns “problemas” ao PSD, alerta o comentador no ‘Jornal da Noite’ da SIC: “É uma espécie de tiro no porta-aviões. Cristas quer verdadeiramente medir votos com o PSD”, partido que “mostrará um sinal de fraqueza” se decidir coligar-se e apoiá-la.

Assim sendo, o principal partido da oposição “vai ter de encontrar um candidato para ir sozinho”, na certeza de que “é agora mais difícil ter um candidato vitorioso”.

Quanto ao PS, entende Marques Mendes que Fernando Medina – atual presidente da Câmara de Lisboa - “esfregou as mãos de contente”, porque “a sua eleição ficou muitíssimo facilitada”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório