Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

"Quando a Direita ia para dar cabo do resto, PCP avançou com solução"

O líder do PCP destacou o papel do partido na criação do acordo à Esquerda.

"Quando a Direita ia para dar cabo do resto, PCP avançou com solução"
Notícias ao Minuto

19:22 - 02/09/16 por Carolina Rico

Política Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa enalteceu a criação da ‘geringonça’ e o papel do Partido Comunista no acordo das Esquerdas, durante o seu primeiro discurso na festa do Avante!, que hoje arranca na Quinta da Atalaia.

“Fomos para a batalha das legislativas com a consciência de que tinha de se aliar o voto à luta e no dia 4 de outubro a maioria do povo português aplicou uma derrota pesada ao PSD/CDS deixando-os em minoria na Assembleia da República”.

As legislativas não servem para eleger primeiros-ministros, e as últimas eleições “desmistificaram” essa ideia, fez notar.

“Na composição da Assembleia da República, quando a Direita se preparava para transformar uma derrota numa vitória e continuar no governo para dar cabo do resto, o PCP avançou com a possibilidade de uma nova solução política”.

“Sim, tínhamos e temos a consciência de que com o Governo PS, dificilmente as questões de fundo encontrariam as respostas necessárias”, sublinhou Jerónimo de Sousa, aludindo à importância do entendimento à Esquerda para dirimir essa incapacidade socialista.

"Havia duas questões urgentes", destacou o líder comunista, "impedir que o Governo PSD/CDS prosseguisse a sua política de terra queimada e, em segundo lugar, com a nova fase da vida política nacional, que fosse encetado um caminho de reposição de salários, rendimentos e direitos, horários de trabalho", além de "salvar serviços públicos (saúde, escola pública, segurança social)" ou "travar privatizações anunciadas", "suster a sangria da emigração", "devolver feriados roubados", entre outras medidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório