Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

“Habilidades fizeram do PSD, maior partido do país, líder da oposição"

Passos Coelho mantém críticas a apoio da maioria parlamentar que permitiu ao PS assumir Governo.

“Habilidades fizeram do PSD, maior partido do país, líder da oposição"
Notícias ao Minuto

23:42 - 27/08/16 por Pedro Filipe Pina

Política Passos Coelho

Passos Coelho marcou presença este sábado em Paços Ferreira, para um evento de homenagem aos autarcas e ex-autarcas locais do PSD.

No seu discurso esta noite, transmitido em direto via Facebook na página do PSD, Passos Coelho falou não só sobre questões locais, mas também sobre o Executivo, sugerindo mesmo que a vitória do PS no concelho de Paços de Ferreira nas autárquicas de 2013 seguiu trâmites semelhantes ao que levou o PS de António Costa a assumir o poder.

“Quis um conjunto de habilidades que o PSD, o maior partido do país, lidere também a oposição”, afirmou cedo no seu discurso, com o presidente do partido a realçar que missão do PSD na oposição passa também por alertar para “as consequências para o futuro”, consequências essas que não serão apenas do atual governo, mas de todos os portugueses.

Afirmando que “[no PSD] olhamos sempre portanto para o futuro, não nos interessa tanto o passado. Mas não nos esquecemos dele, do que tem de bom e menos bom”, Passos Coelho reservou um elogio aos militantes e autarcas sociais-democratas em Paços de Ferreira, e falou de seguida das últimas autárquicas.

“Em 2013, durante a campanha eleitoral autárquica, os socialistas em Paços de Ferreira quiseram criar a ideia de que as dificuldades podiam ser evitadas e que tudo se resolveria a custos muito mais baixos, com vantagens para toda a gente”, afirmou, fazendo depois comparações entre as autárquicas ali em 2013 e as últimas eleições legislativas, que levaram à queda do governo PSD/CDS. Esta atuação “não será muito diferente” de quem governa o país, sugeriu.

“Como hoje ilustra a realidade, que não mudou nem um centímetro, quem fez essas promessas sabia bem que estava a prometer o que não tinha sentido”, afirmou, acrescentando depois críticas ao que caracteriza como “populismo e demagogia que está presente no nosso debate político”.

“Quando desempenhámos funções governativas, quem estava na oposição dizia que tinha um modelo muito diferente de governar”, afirmou ainda Passos Coelho, criticando agora o PS por, em termos homólogos, o Estado ter investido menos em investimento público agora do que no ano passado.

“Onde estão todos aqueles que diziam que gastávamos pouco em investimento público?”, questionou em tom crítico, sugerindo ainda que “temos um Governo que diz uma coisa e faz outra”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório