Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

CGD: Governo desiste da intenção de alterar lei bancária

Executivo socialista recua na ideia de alterar a lei bancária para poder voltar a nomear os oito administradores para a Caixa Geral de Depósitos, chumbados pelo Banco Central Europeu (BCE).

CGD: Governo desiste da intenção de alterar lei bancária
Notícias ao Minuto

07:55 - 23/08/16 por João Oliveira

Política Administração

Chumbados oito dos dezanove novos administradores que o Governo queria para a Caixa Geral de Depósitos, ficou conhecida a vontade do Executivo em rever a lei para contornar os bloqueios impostos pelo Banco Central Europeu (BCE). Intenção essa que até o próprio Presidente da República não teria achado boa ideia.

A TVI avança, no entanto, que o ‘torcer do nariz’ não só por parte de Marcelo Rebelo de Sousa como também das outras forças políticas que suportam o Governo, nomeadamente o Bloco de Esquerda e o PCP, fizeram com que a equipa de Mário Centeno tivesse recuado na intenção em rever e alterar a lei bancária.

"O Bloco de Esquerda certamente não acompanharia nenhuma legislação nem feita para permitir que A ou B fosse administrador de um banco e muito menos para permitir uma maior acumulação de cargos", disse Catarina Martins sobre o tema. 

Jerónimo de Sousa, no mesmo sentido, afirmou que o PCP "não acompanharia o Governo em qualquer adaptação" e que estava certo que o Executivo iria "reconsiderar" a ideia de rever a lei bancária.

Esta posição, refira-se, era também unânime entre os partidos da oposição.

A estação televisiva adianta ainda que o assunto será novamente discutido entre Marcelo e António Costa ainda esta semana e que o banco do Estado ficará, desta forma, reduzido a 11 administradores, isto se o Governo não fizer uma contraproposta a Bruxelas e avançar com outros nomes para os cargos disponíveis, visto que o secretário de Estado do Tesouro e Finanças continua a considerar “insuficiente” o número de administradores responsáveis pela gestão do banco público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório