Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Governo deve manter o país fora deste radar das sanções"

CDS satisfeito pela não aplicação de qualquer sanção ou multa efetiva a Portugal.

"Governo deve manter o país fora deste radar das sanções"
Notícias ao Minuto

13:48 - 27/07/16 por Andrea Pinto

Política Cecília Meireles

A deputada Cecília Meireles reagiu à decisão da Comissão Europeia de não aplicar qualquer “sanção ou multa efetiva” a Portugal.

Embora considere que a opção “mais desejável” era esta opção não ter sido sequer ponderada, a deputada do CDS defendeu que agora o Governo deve “concentrar-se em mostrar que, quer no passado como no futuro, Portugal cumpre os seus compromissos e é um país credível”. 

“Agora acho que vale a pena olhar para o futuro e que o Governo mantenha o pais fora deste radar das sanções. É a grande prioridade”, defendeu, em declarações os jornalistas.

"Houve algum bom senso, alguma razoabilidade, no reconhecimento dos esforços que foram feitos por Portugal e pelos portugueses nesta decisão de não aplicação de qualquer multa efetiva", considerou.

Após três horas de reunião, o colégio de comissários da Comissão Europeia decidiu não aplicar qualquer multa a Portugal e Espanha.

"Tendo em conta as situações económicas e orçamentais, a Comissão recomendou que Portugal corrija o défice excessivo até 2016 e que Espanha o faça até 2018, o mais tardar", lê-se na informação para justificar as decisões do executivo comunitário no âmbito do aprofundamento do Processo de Défice Excessivo, que não prevê qualquer multa, mas que poderá levar ao congelamento de fundos estruturais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório