Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pôr Comissão Europeia em tribunal devido a sanções? "É show off"

Maques Mendes defende que António Costa tem tirado proveito político da questão das sanções.

Pôr Comissão Europeia em tribunal devido a sanções? "É show off"
Notícias ao Minuto

23:57 - 24/07/16 por Notícias Ao Minuto

Política Marques Mendes

No habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes pronunciou-se mais uma vez sobre o tema das sanções que deverão ser aplicadas a Portugal.

O social-democrata está convencido que o país vai ser alvo de sanções, mas que estas vão ser apenas “simbólicas”, não devendo por isso ser uma penalização “forte e pesada”.

Face à eventualidade de ficar algo para decidir em setembro, Marques Mendes considera que, se se vier a verificar tal hipótese, isso seria negativo e um “sinal de incerteza”.

Relativamente a notícias que dão conta da intenção do Governo de levar a Comissão Europeia ao Tribunal de Justiça da União Europeia, Marques Mendes não acredita que isso venha a acontecer, tratando-se, na sua opinião, de “show off” do Executivo de Costa e uma manobra de “campanha eleitoral”.

“Um problema político não se resolve nos tribunais”, sustentou o social-democrata, frisando que a suposta intenção do Governo de recorrer à justiça é só uma maneira de Costa “mostrar cá dentro: ‘Eu bato o pé’”.

De resto, Marques Mendes considera até que este tema “é a árvore das patacas para o Governo”. Isto é tem sido um tema em que o Executivo “se faz de vítima” e que tem acabado por se favorável a António Costa.

Já sobre Pedro Passos Coelho, Marques Mendes entende que as suas declarações sobre sanções não têm tido o alcance desejado. “A mensagem de Passos não passa, era mais inteligente desvalorizar a questão”, destacou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório