Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Parlamento debate hoje inventariação dos bens culturais do BPN e BPP

Um projeto de resolução do Bloco de Esquerda, que determina a inventariação dos bens culturais das empresas Parvalorem, da Parups e da Fundação Elipse, vai ser discutido hoje, em plenário, a partir das 15:00, no parlamento, em Lisboa.

Parlamento debate hoje inventariação dos bens culturais do BPN e BPP
Notícias ao Minuto

06:48 - 01/06/16 por Lusa

Política Plenário

Trata-se do projeto de resolução n.º 335/XIII/1.ª, que determina também a inventariação de outros ativos incluídos no perímetro da nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), e à guarda do Estado, na sequência do processo de resgate do Banco Privado Português (BPP).

No requerimento, o Bloco de Esquerda (BE) alerta que o processo dos quadros de Juan Miró, provenientes da nacionalização do BPN - tornado público em 2013 -, deu a conhecer "as fragilidades dos serviços do Estado perante a vontade política do momento que (...) influencia processos técnicos de forma avessa ao interesse público".

A Parups e a Parvalorem são as sociedades de capitais públicos criadas em 2010, para gerir os ativos e recuperar os créditos do ex-BPN, cujo património continha a coleção de 85 obras de Joan Miró (1893 -1983), e mais 247 obras de arte de artistas portugueses e estrangeiros.

No ano passado, o novo Governo anunciou que a coleção Miró era para manter em Portugal e exibir no Museu de Serralves este ano, mas ainda não foram dadas respostas oficiais definitivas sobre a coleção de 175 obras de arte do BPN, que a Parvalorem anunciou que iria vender, bem como das 46 obras que a tutela do antigo secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier, do Governo PSD/CDS, afirmou que pretendia adquirir para museus nacionais.

Os bloquistas defendem a inventariação de todos os ativos culturais do ex-BPN e do ex-BPP, e a sua conservação como "proteção do património cultural, mas também de controlo de capitais" e, ainda, o "mapeamento de bens culturais públicos distribuídos pelos edifícios e entidades públicas".

As votações estão previstas para o final da sessão de quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório