Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O dia em que António Costa ofereceu uma vaca voadora a ministra

A vaca do primeiro-ministro bateu asas mas não voou. Quanto ao Simplex, só o futuro dirá.

O dia em que António Costa ofereceu uma vaca voadora a ministra
Notícias ao Minuto

08:00 - 20/05/16 por Carolina Rico

Política Simplex

Há dez anos, António Costa deparou-se com objeto caricato no aeroporto de Londres e decidiu comprá-lo. Guardou-o “carinhosamente” este tempo todo, contou o próprio, e ontem decidiu oferecê-lo à ministra da Modernização Administrativa.

Este objeto é uma vaca voadora e pretende ser uma alegoria para o Simplex 2016: não há nada que seja impossível.

“Até as vacas podem voar”, disse o primeiro-ministro a Maria Manuel Leitão Marques, que aceitou o presente com um sorriso.

Cabe agora à ministra “dar continuidade” à ideia e “demonstrar que nem as vacas voarem é impossível”, incumbiu.

O animal de brincar não voou mesmo, mas fez um bom esforço batendo energicamente as asas. Também o Simplex terá de despender muita energia para 'levantar voo'.

Há 255 novas medidas de simplificação a implementar, incluindo o fim da entrega do IRS para trabalhadores por conta de outrem e pensionistas em 2017, que passará a ser feita automaticamente.

Pagar os seus impostos através de débito direto, facilitar a alteração de informações sobre remunerações de trabalhadores através do portal da Segurança Social; receber alertas por telemóvel o aproximar do fim do prazo de documentos e confirmar testamentos ou alterar a carta de condução na internet são outras.

Enviar, receber e armazenar documentos, incluindo o boletim de saúde e de vacinas passará também a ser possível online, tal como gerir a vida escolar dos filhos.

À aposta no mundo digital juntam-se ideias de foro ambientalista, como acabar com o papel gasto na Administração Pública e com os carros de serviço dentro cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório