Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Simplex: Ministra espera "prestar contas" do programa cumprido em 2017

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa afirmou hoje esperar que dentro de um ano possa "prestar contas" do cumprimento do Simplex 2016 e apresentar um novo programa "mais ousado" e "ainda mais inovador".

Simplex: Ministra espera "prestar contas" do programa cumprido em 2017
Notícias ao Minuto

15:24 - 19/05/16 por Lusa

Política Leitão Marques

Maria Manuel Leitão Marques falava hoje, em Lisboa, na apresentação do Simplex + 2016, que prevê, entre as suas 255 medidas, a entrega automática do IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas e a possibilidade de tratar da Carta de Condução sem sair de casa.

"Hoje é um dia feliz para mim e sei que é também para muitos dos que estão aqui presentes", afirmou a governante, que sublinhou o desejo de "poder daqui a um ano" estar a "prestar contas de um programa cumprido".

E além disso, acrescentou, "poder apresentar um novo compromisso para 2017: ainda mais participado, ainda mais ousado, ainda mais colaborativo e ainda mais inovador".

"Tenho a certeza de que o Governo fará tudo o que esteja ao seu alcance para atingir esse objetivo, trabalhando com dirigentes e funcionários públicos e contando com a participação de todos os cidadãos", concluiu Maria Manuel Leitão Marques, que falava na cerimónia que contou com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do primeiro vice-presidente da Comissão Europeia e "número dois" do executivo comunitário, Frans Timmermans, da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, entre outros responsáveis.

A ministra defendeu que o sucesso assenta na criatividade e na inovação.

"É esta cultura que precisamos de incorporar no setor público: uma cultura de inovação. O que era um tema quase exótico e académico há 10 anos, tornou-se hoje, como é sabido, uma primeira prioridade para governos e instituições internacionais, desde a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] à Comissão Europeia", salientou.

Graça Fonseca recordou que o Simplex 2016 é lançado 10 anos depois da criação do programa e passado quatro anos de ter ficado em modo de 'pausa'.

"Hoje é o dia zero para a implementação destas 255 medidas, vai ser feito um processo monitorização permanente à forma como as medidas vão sendo implementadas e a monitorização vai ter uma dimensão interna ao Governo, vamos continuar com a nossa rede de pontos focais Simplex quinzenalmente a acompanhar o trabalho", afirmou a secretária de Estado.

Além disso, o Governo vai procurar saber junto das empresas e dos cidadãos qual está a ser o impacto das medidas.

"A partir de hoje começa também a preparação do Simplex 2017" e "criámos um livro Simplex", que vai estar no 'site' do programa, adiantou.

"Queremos que ao longo deste ano as pessoas que nos quiserem dar propostas e sugestões vão escrevendo das páginas" do livro e tenham a certeza de que isso está 'online', disse, acrescentando que este será editado em maio do próximo ano.

O Simplex 2016 integra um total de 255 medidas, as quais serão executadas até maio do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório