Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

A gafe de António Costa, segundo Francisco Louçã

O antigo líder do Bloco de Esquerda comentou, esta sexta-feira, a entrevista dada por António Costa à SIC na última quarta-feira.

A gafe de António Costa, segundo Francisco Louçã
Notícias ao Minuto

22:57 - 13/05/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política Comentadores

Para Francisco Louçã, o primeiro-ministro cometeu uma “gafe” quando “admitiu” na antena da SIC que existe um plano B e que este poderia ser colocado em prática ainda este ano.

“O primeiro-ministro reconheceu, no Parlamento, que se tinha enganado na resposta [na entrevista] porque admitiu, claramente, que as medidas que estavam apresentadas em Bruxelas poderiam ser usadas em 2016”, começou por lembrar o ex-dirigente bloquista.

No seu espaço de comentário semanal, chamado ‘Tabu’, Francisco Louçã lembrou que hoje, no Parlamento, António Costa “veio dizer que se tinha expressado mal e que são medidas para 2017”.

Sobre esta polémica, o economista explicou que as “dificuldades na gestão do Governo seriam acentuadas” caso as referidas medidas entrassem em vigor este ano, pois “por mais pequena que seja uma alteração fiscal, tal implica um Orçamento retificativo e isso tem um custo político”.

Mas assim, sendo que as medidas serão aplicadas só no próximo ano, já vão dizer respeito ao próximo Orçamento que será discutido.

Sobre a desaceleração da economia, Louçã deu razão a António Costa quando este justificou a redução das exportações com as crises no mercado angolano e chinês.

No entanto, o comentador adverte para o facto de a “economia portuguesa estar numa situação de grandes dificuldades [pois] não está a criar emprego, não há investimento e, por isso, as nossas dificuldades tendem a agravar-se”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório