ERC e Governo questionados sobre pressões a José Rodrigues dos Santos

A Juventude Social-democrata (JSD) anunciou hoje que questionou o regulador dos media ERC e o ministro da Cultura sobre as alegadas pressões à RTP e ao jornalista e apresentador da televisão pública José Rodrigues dos Santos.

--

©

Lusa
09/05/2016 14:09 ‧ 09/05/2016 por Lusa

Política

JSD

"Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivô do canal público, os deputados da JSD à Assembleia da República submeteram à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e ao Governo perguntas sobre pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos", refere a JSD em comunicado.

Em causa está uma notícia na abertura do Telejornal RTP, na semana passada, sobre dívida pública, apresentada por José Rodrigues dos Santos, que suscitou reação dos socialistas José Magalhães e João Galamba.

"José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expressões inaceitáveis para com a comunicação social", refere o presidente da JSD, o deputado Simão Ribeiro, citado em comunicado.

A intenção seria "descompor o jornalista e pressionar o canal", adianta a JSD.

Por isso, pergunta à ERC "se considera que a peça da RTP extravasou a função informativa e se o jornalista José Rodrigues dos Santos ultrapassou os limites de 'expressão e criação', inscritos na Lei de Imprensa".

A JSD "vê nas afirmações de João Galamba e José Magalhães uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP" e "pede também ao regulador que se pronuncie sobre isso".

Questiona ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP e da Lusa, sobre "que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa".

A JSD salienta que "não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas