Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

ERC e Governo questionados sobre pressões a José Rodrigues dos Santos

A Juventude Social-democrata (JSD) anunciou hoje que questionou o regulador dos media ERC e o ministro da Cultura sobre as alegadas pressões à RTP e ao jornalista e apresentador da televisão pública José Rodrigues dos Santos.

ERC e Governo questionados sobre pressões a José Rodrigues dos Santos
Notícias ao Minuto

14:09 - 09/05/16 por Lusa

Política JSD

"Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivô do canal público, os deputados da JSD à Assembleia da República submeteram à ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e ao Governo perguntas sobre pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos", refere a JSD em comunicado.

Em causa está uma notícia na abertura do Telejornal RTP, na semana passada, sobre dívida pública, apresentada por José Rodrigues dos Santos, que suscitou reação dos socialistas José Magalhães e João Galamba.

"José Magalhães e João Galamba usaram um tom e expressões inaceitáveis para com a comunicação social", refere o presidente da JSD, o deputado Simão Ribeiro, citado em comunicado.

A intenção seria "descompor o jornalista e pressionar o canal", adianta a JSD.

Por isso, pergunta à ERC "se considera que a peça da RTP extravasou a função informativa e se o jornalista José Rodrigues dos Santos ultrapassou os limites de 'expressão e criação', inscritos na Lei de Imprensa".

A JSD "vê nas afirmações de João Galamba e José Magalhães uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP" e "pede também ao regulador que se pronuncie sobre isso".

Questiona ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP e da Lusa, sobre "que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa".

A JSD salienta que "não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório