Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

"A situação política não vai ser nada fácil"

Jerónimo de Sousa deixou palavras de esperança aos apoiantes do PCP.

"A situação política não vai ser nada fácil"
Notícias ao Minuto

19:10 - 17/04/16 por João Oliveira

Política Comício

Em Vila Real de Santo António, onde Jerónimo de Sousa esteve esta tarde, foram deixadas palavras de esperança aos apoiantes do PCP. O líder comunista começou desde logo por dizer que “a situação política não vai ser nada fácil”, muito graças ao facto de “eles [oposição] estarem determinados a que abdiquemos da nossa soberania”.

Ainda em discurso apontado ao PSD e CDS, que formam a bancada da oposição, Jerónimo afirmou que “querem ser eles a mandar em Portugal como uma força ocupante”, mas que a resposta do povo sempre foi a de que “é o próprio povo quem decide o futuro da pátria e do seu país”.

Adiantando que “não é com radicalismos morais” que se faz política, o líder do PCP acrescentou logo a seguir que “também não é com cedências” que a mesma política nacional deve ser feita, referindo-se às medidas exigidas pelas instituições internacionais a serem aplicadas em Portugal, as quais PSD e CDS cederam quando foram Governo.

A solução, diz Jerónimo, está não só nos “recursos” e “potencialidades”, mas sim “no povo, que é a maior riqueza e a solução para encontrar respostas aos problemas nacionais”. “Precisamos de uma política patriótica de esquerda, que considere que a solução passa por uma outra politica económica assente no desenvolvimento do nosso aparelho produtivo e da nossa produção nacional”, acrescentou.

Sobre a dívida “que nos afoga”, sublinha, “só produzindo mais é que pagamos menos e criamos mais emprego e conseguimos uma divisão melhor da riqueza”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório