Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

No meio de amigos, Seguro apresenta livro e mostra-se feliz

O antigo líder do Partido Socialista esteve muito meses fora dos holofotes. Regressou esta quinta-feira acompanhado pelo seu novo livro e por amigos.

Notícias ao Minuto

21:33 - 10/03/16 por Inês André de Figueiredo

Política Seguros

António José Seguro apresentou o seu livro ‘A Reforma do Parlamento Português’, que resulta da dissertação da tese de mestrado que defendeu em 2015, e esteve rodeado de amigos, muitos deles ligados à política, e muito feliz.

Pedro Santana Lopes, Luís Marques Guedes, Ferro Rodrigues, Ramalho Eanes, Jorge Coelho, Bagão Felix, Almeida Henriques, Carlos Zorrinho, Ana Gomes, Francisco Assis, Nuno Magalhães, Diogo Feio, Luís Fazenda, Pedro Mota Soares, José Matos Correia e António Filipe foram alguns dos que estiveram presentes na Universidade Autónoma de Lisboa.

No seio de um ambiente tranquilo, Seguro desvendou uma pequena parte do livro em que falou sobre o “controlo dos governos e o controlo dos poderes em democracia”, mostrando que a acumulação de poderes poderá caracterizar-se como um regresso ao absolutismo, apesar de considerar que se trata de um “exagero”.

“Pode o poder ser controlado pela mesma maioria que o exercer? Pode o controlo da maioria depender de si própria? Será que uma maioria se controla a si própria?”, questionou António José Seguro, referindo que esta parece uma “questão metafísica, mas não o é”, sendo que “precisa de reflexão e debate”.

Desta forma, o ex-líder do Partido Socialista revelou que “é fundamental que se atribuam direitos às minorias para elas exercerem bem o poder de fiscalização, o poder de controlo, para que haja mais transparência”.

O autor frisou ainda que o livro agora lançado “não vem resolver os problemas da democracia, nem tem como pretensão isso, vem apenas dar um modesto contributo numa função essencial”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório