Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Eleição de Marcelo pode ser vantagem para Costa moderar parceiros

O site de informação 'Politico' considerou hoje que a eleição presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa pode ser uma vantagem para o primeiro-ministro português, António Costa, moderar os parceiros à sua esquerda.

Eleição de Marcelo pode ser vantagem para Costa moderar parceiros
Notícias ao Minuto

17:02 - 25/01/16 por Lusa

Política Esquerda

"Costa, que tornou claro que a sua vertente anti-austeridade será feita dentro dos limites da zona euro, até pode ficar agradecido aos eleitores que lhe deram um Presidente do centro direita; Rebelo de Sousa pode ajudá-lo a moderar as ambições esquerdistas dos seus aliados comunistas e do Bloco de Esquerda", lê-se no texto.

A análise, assinada por Paul Ames, apresenta cinco conclusões sobre os resultados eleitorais em Portugal, chamando a Marcelo 'the man' [o homem] e notando que 80% dos eleitores votaram em candidatos tradicionais, o que mostra que "a moldura política não se alterou" e que o poder dos partidos à esquerda do PS resulta do acordo com os socialistas "e não de uma deriva para a esquerda dos eleitores".

O texto do site Politico, que hoje apresenta em manchete uma entrevista com o Presidente dos Estados Unidos, oferece cinco conclusões sobre as presidenciais em Portugal, a começar com esta: "Marcelo's the man".

"A margem da vitória de Rebelo de Sousa é notável dado que passaram apenas dois meses desde que o Governo liderado pelo seu PSD de centro-direita foi expulso do poder, punido pelos eleitores descontentes com quatro anos de dolorosas reformas económicas", lê-se no artigo.

A "coabitação no abismo" é a segunda conclusão do artigo de análise, e é aqui que o autor explica que a vontade de António Costa em abrandar a austeridade sem comprometer a consolidação orçamental nem violar os compromissos europeus pode esbarrar no Bloco de Esquerda e no PCP.

"Se os esforços de Costa para conjugar a anti-austeridade e os compromissos da zona euro conduzirem a uma 'guerra' com os seus parceiros da extrema-esquerda, o papel de Rebelo de Sousa será crucial em decidir se o Governo consegue aguentar-se", escreve a Politico.

O terceiro ponto é que os eleitores voltaram a moderar o voto, "não havendo qualquer deriva para as alternativas radicais como as do espanhol Podemos e do grego Syriza".

Por outro lado, o Politico defende que "o caos socialista é menos sério do que parece", argumentando que "para já, Costa está firme no comando", mas notando que "isso muda se o acordo com os comunistas e bloquistas começar a desmoronar-se".

O último ponto da análise do site politico.eu prende-se com os dois partidos à esquerda do PS, notando a importância de Catarina Martins e Marisa Matias nos resultados do Bloco de Esquerda nas últimas duas eleições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório