Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Qualquer governo que ensaie transformações vai sofrer oposição feroz"

Ao jornal i, o deputado bloquista Jorge Costa referiu que o Bloco de Esquerda "não poderia faltar a esta chamada" do PS.

"Qualquer governo que ensaie transformações vai sofrer oposição feroz"
Notícias ao Minuto

07:21 - 11/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Jorge Costa

O deputado do Bloco de Esquerda comentou, no jornal i, o acordo assinado ontem pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Socialista, com vista à governação dos socialistas.

"Qualquer governo que ensaie transformações no sentido de uma mais justa distribuição do rendimento, da recuperação do Estado Social e dos direitos sociais, vai sofrer uma oposição feroz das instituições que dirigem a construção europeia", considerou.

Jorge Costa adiantou ainda que "o Bloco de Esquerda tem apresentado as suas propostas nessa matéria". "Consideramos que sem uma renegociação da dívida não há margem de manobra, para os países da periferia europeia – nomeadamente para Portugal – para mudanças profundas", acrescentou.

"É por isso que este acordo se limita a interromper o ciclo de empobrecimento e a iniciar uma reposição dos salários e das pensões", sublinhou, referindo que "é um acordo cujos limites o PS estabeleceu à partida. Ao procurar responder às metas orçamentais do cenário macroeconómico que apresentou, o PS não tinha margem para objetivos maiores e muito urgentes a que é preciso também responder".

O bloquista admitiu que "perante a oportunidade de iniciar a resolução dos problemas mais urgentes, o Bloco não poderia faltar à chamada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório