Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Extrema-direita austríaca pode ganhar câmara de Viena

O partido de extrema-direita da Áustria FPÖ está praticamente empatado com os sociais-democratas do SPÖ nas sondagens para a eleição da câmara municipal de Viena, a 11 de outubro, segundo uma sondagem divulgada hoje.

Extrema-direita austríaca pode ganhar câmara de Viena
Notícias ao Minuto

15:50 - 03/10/15 por Lusa

Política Áustria

A sondagem atribui 35% dos votos ao FPÖ (Partido da Liberdade da Áustria), apenas um ponto percentual menos que o SPÖ (Partido Social-Democrata da Áustria), que governa a capital austríaca desde 1945.

O FPÖ, liderado por Heinz-Christian Strache, 46 anos, tem subido consistentemente nas sondagens e nas eleições regionais desde a primavera, graças em parte à crise migratória que tem levado à Áustria dezenas de milhares de migrantes que pretendem chegar à Alemanha.

No final de setembro, o FPÖ duplicou o resultado nas eleições regionais na Alta Áustria (norte), obtendo 30% dos votos e ficando em segundo lugar, atrás dos conservadores do ÖVP (Partido Popular da Áustria).

Em junho, o partido de Strache formou uma coligação inédita com os sociais-democratas na região de Burgenland (leste), depois de obter 15% dos votos numa província tradicionalmente de esquerda.

Segundo analistas, parte do eleitorado do SPÖ, sobretudo classe média trabalhadora, transferiu-se para o FPÖ.

Na sondagem hoje publicada para as municipais na capital, o FPÖ apresenta uma subida de nove pontos percentuais e o SPÖ uma descida de oito.

Segundo analistas, uma vitória da extrema-direita não implica forçosamente que Viena passe a ser governada pelo FPÖ, sendo previsível que os adversários se aliem numa coligação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório