Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Bloco critica "trapalhada" e "mau arranque" do ano escolar

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, criticou hoje a "trapalhada" na colocação dos professores e o "mau arranque" do ano escolar, acusando o Governo de ter atrasado o início do ano escolar para tentar precaver problemas.

Bloco critica "trapalhada" e "mau arranque" do ano escolar
Notícias ao Minuto

15:44 - 29/08/15 por Lusa

Política Filipe Soares

No Porto, à margem do segundo dia do fórum Socialismo 2015, a 'rentrée' política do BE, Pedro Filipe Soares foi questionado sobre os dados conhecidos sexta-feira, de que cerca de 22.000 professores que concorreram a um contrato nas escolas da rede pública ficaram sem colocação.

"Nós tivemos o Governo a adiar uma semana o início do ano letivo exatamente para tentar precaver problemas e mesmo assim a trapalhada mantém-se", disse, recordando que a "trapalhada no ano passado, o pior ano de que há memória de início do ano letivo".

De acordo com o deputado bloquista, foi feita a contratação de docentes, "deixando esse enorme número de professores de fora, sabendo que ainda vão despedir mais a seguir porque contrataram de forma não pensada, não racional, apenas e só como um ato preventivo para início do ano letivo".

"O ano letivo já está a ter um mau arranque com toda esta instabilidade no corpo docente, com o atraso de uma semana, que provou também não ter aprovação por parte dos pais e com esta perspetiva de que o Governo está a governar para si próprio, para tentar através deste adiamento prever, precaver e minorar problemas que possam existir", condenou.

Esperando que a trapalhada "não seja maior do que esta que já se instalou", Pedro Filipe Soares deixa a fórmula que o Governo deveria ter seguido: "ter o início do ano letivo na data normal, com os professores colocados e com os alunos a terem aulas".

"Não há escola sem alunos, mas também não há escola sem professores e professores motivados. Esse foi um grande ataque que o PS fez ainda no Governo e que esta maioria garantiu que seria tornado perene no tempo", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório